sábado, 16 de janeiro de 2010

Desafio Construir o Jogo da Memória

Observação: Esse jogo da memória em seu formato original, eu ganhei quando tinha uns 11 anos de idade de um comitê de eleição eleitoral, estou mostrando ele completo aqui, para que vocês pensem em como construir um jogo mais elaborado.


Como funciona o adivinhe:
1) Coloque os cartões sobre uma mesa, em forma de coluna.
2) Peça para um amigo escolher um número, em qualquer um dos 6 cartões. Ele não deve falar para você, somente guardar na memória dele.
3) Você deve fazer a seguinte pergunta a ele:"O número que você escolheu está na carta 1" ? (faça a mesma pergunta (3) para a carta 2,3,4,5,6).
4) Os cartões que não contiver o número que ele escolheu devem ser virados por você.
5) Após (você) olhar os cartões que não foram virados, por alguns minutos, você diz qual foi o número que ele escolheu. Demore um pouco para falar o número, assim você cria um clima diferente, uma expectativa.
TRUQUE: Para você saber qual é o número que ele escolheu, é só você somar o primeiro número de cada carta que ficou sem ser virado. Experimente. Teste.

Atenção: Está soma deve ser feita na sua memória. É o seu segredo.

Desafio 1: Construir um Jogo da Memória com sete cartões, coisas a se pensar:
1) O número de números por cartões permanece constante ?
2) O primeiro número de cada cartão precisa ser uma potência de base 2?

Desafio 2: Construir um programa que gera n cartões de memória.

Um comentário:

  1. É só pensar de forma binária. Cada cartão representa um bit e o primeiro número do cartão representaria a ordem do bit da direita para esquerda.

    ResponderExcluir