sábado, 30 de junho de 2012

Uma Análise Mundial

Infelizmente, devido a razões geográficas, surgiram poucos centros comerciais no mundo, havendo conurbação urbana, há maiores oportunidades de emprego e entreterimento, contudo parece que o isolamento e o estresse aumentou também.  Ao invés de poucas megalópoles muito povoadas, populosas formando grandes Regiões Metropolitanas que sofrem com o efeito de Ilhas de Calor e grandes abismos de diferença social, um modelo de redes de cidades grandes, com no máximo 1 milhão de habitantes, com algumas dezenas de quilometros de distância entre elas, parece ser muito mais sustentável.

O ser humano tem um limite de pessoas com q consegue se relacionar (manter contato), acho q é em torno de 200 pessoas, como isso se relaciona com o tamanho de uma cidade? Acho que isso é uma pergunta interessante de se fazer. Tem um cálculo de estatística q fala q em uma sala de 50 alunos a probalidade de achar 2 alunos com a mesma idade é alta. Resumindo, qual é o tamanho ideal de uma cidade, para agregar e reunir pessoas com interesses em comum?

Se estivermos realmente vivendo num Capitalismo, no qual, dado um ponto, os que tão acima do ponto prosperam e os que estão abaixo do ponto definham tendendo a escravidão, estamos vivendo num Capitalismo pervertido.

Considerando a necessidade de haver hierarquia, é necessário garantir que o nível de esforço para sair de um nível hierarquico para o outro é constante, isso implica em uma pirâmide hierarquica linear. Numa pirâmide hierárquica linear, deixa de existir o ponto da injustiça, no qual os de cima sobem e os de baixo descem.

A engenharia é a arte de construir, num contexto cujo o objetivo é apenas ganhar dinheiro, muitos engenheiros inventaram máquinas de produção, gerenciamento e objetos de consumos que eliminam empregos e enriquecem poucos que produzem/vendem para muitos, isso acabou por gerar uma hierarquia cujo crescimento de poder/conhecimento entre os níveis é muito maior do que linear, para mim está claro que é preciso realinhar os objetivos, para construir uma hierarquia linear e ainda uma hierarquia distribuida (várias mini pirâmides hierárquicas), os engenheiros deveriam estar projetando máquinas e produtos para realizar isso.

Isso não tem nada ver com achar que existem pessoas boas e ruins no mundo, todo mundo comete erros, isso tem mais a ver com planejamento.

Quanto mais as pessoas desejam se desenvolver, melhor, pois isso sempre será oportunidade de produzir dinheiro, a grande questão é como viver com qualidade sem se tornar escravo do dinheiro?

Graças a Internet, talvez, não seja necessário viajar de avião com periodicidade para visitar qualquer pessoa e lugar que você desejar, encontrar os melhores mestres em qualquer lugar do mundo, experimentar um pouquinho do melhor que há em cada país.

Podemos trazer tudo isso para perto das pessoas.

Para mim, é essa sociedade que nossos filhos merecem.

A palavra chave do Capitalismo é concorrência, se ela não existe devido a monopólios e oligopólios, é necessário projetá-la, concorrência é a mãe da qualidade de produtos, serviços e principalmente da qualidade de vida.

O Capitalismo nasceu do Comércio, ai vão algumas regras básicas de barganha no comércio:

(1) Quando aumenta a demanda por um tipo de produto, aumenta o seu preço de mercado.

(2) Quando a produção de um produto é alta (aumento de oferta do produto), o preço do produto despenca.


Um dos grandes problemas que está acontecendo é que essas regras foram violadas, devido a seguinte ação:

Quando muitas pessoas tem poder de compra o preço do produto aumenta, é curioso, mas o fato dos bancos emprestarem facilmente dinheiro para as pessoas, aumentam seu poder de compra e consequentemente aumenta o preço dos produtos.

Veja bem, com isso, a demanda por produtos que são geralmente financiados se tornou maior, o que o tornou mais caro e o mais curioso é que o preço dos produtos caros não despencam, devido principalmente a dois fatores: há pouca concorrência na oferta de produtos caros e as pessoas não boicotam produtos caros, pois tem poder de compra assegurado pelos empréstimos.  

E assim o preço das coisas sobem.


É preciso incentivar pequenas e médias empresas, incentivar cidades no equilibrio ideal de povoamento, populosidade e relacionamento, é preciso criar máquinas para pequenas e médias empresas de modo que o trabalho se torne criativo, inteligente, mais artesanal (menos operacional) e com isso reduzir os monopólios e oligopólios, é preciso reduzir jornada de trabalho, aumentando empregos, com isso aumentando o número de clientes e com o tempo excedente a pessoa usar para se dedicar a artes, eventos comunitários, enfim, coisas que desenvolvem a pessoa como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário