domingo, 25 de setembro de 2011

O Presente versus o Futuro

Uma vez, alguém disse:"Temos que viver o presente e não pensar no futuro"
Frase muito semelhante a: "Viva o hoje como se não houvesse amanhã"

Tentamos prever o futuro com antecedência, o mínimo que podemos fazer é planejar o amanhã, mas você já deve ter observado, que mesmo planejando o amanhã ele não sai conforme o planejado.

Coisas inesperadas acontecem a qualquer momento e podem ser oportunidades, desgraças ou problemas que aparecem "on the fly"(enquanto se vive).

É por isso que temos que pensar no presente, não no que já foi e nem no que irá ser, focando no presente enchergamos mais opções e assim podemos optar pela melhor opção.

Planejar o futuro a longo prazo é preciso também, temos que aprender a lidar com o desvio do que foi planejado, é curioso, pois, quanto maior o desvio, mais focado no presente você tem que ficar, isso quer dizer que você consegue planejar no máximo o futuro imediato.

Em teoria de jogos em computação, você pode tomar uma decisão, através de uma árvore de decisão, e você pode percorrê-la em largura ou/e em profudidade.

Existem jogos que tem uma largura muito vasta, tornando impossível descer muito em profundidade, um desses jogos se chama go, um jogo de território e advinhe, o modo como moldamos os nossos desejos tem a mesma forma de definição de um jogo de território, mas tem uma diferença, no go o tabuleiro é finito, por isso, há início, meio e fim bem definido, quanto mais próximo do fim você se encontra, devido ao fato de ter reduzido as casas aonde você pode jogar (largura), isso possibilita aumentar a análise em profundidade, podendo prever mais de uma jogada do adversário em sequência (pensar no futuro).

Nós vivemos num território praticamente ilimitado, embora a Terra seja redonda, de fato o único que limita o território de jogada somos nós mesmos, se você tiver uma mente aberta ao longo de toda sua vida, terá sempre um grande tabuleiro de infitas possibilidades no qual você poderá prever no máximo a próxima jogada (pensar só na próxima jogada a frente é pensar no presente).

Você pode definir o território como sendo o tempo em que vai viver, vamos supor que você adquira uma doença terminal, por exemplo um câncer incurável e você vai ter só mais 6 meses de vida, isso quer dizer que o cenário do seu jogo, passou a ser finito, nesse período, você pode planejar todo seu futuro, pessoas com as quais vai falar, lugares que vai visitar, coisas que vai fazer, etc ...

No anime Hikaru no Go, mostra-se um jogador procurando a famosa habilidade de jogar o movimento "Olho de Deus", que é saber a posição perfeita para se jogar na sua vez, o que seria algo semelhante a dizer: "estou totalmente focado no presente e o analisando para tomar a melhor decisão".

Os jogos mais famosos em computação de largura e profundidade são os jogos da mente.

Esse clipe aqui tem um trecho que fala sobre o fenômeno de desvio do futuro, está no youtube:

Ira! e Pitty - Eu Quero Sempre Mais



Referência de jogos da mente:

Wikipédia: Mind Sports Organization
Wikipédia: Teoria dos Jogos

Artigos Relacionados:
O desejo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aquecimento Global

Uma coisa que observei com relação ao efeito estufa é que ele se torna mais grave, nas grandes cidades, pois se combina ao efeito ilhas de calor. Além disso, muito se tem falado que a queima de combustíveis fósseis é o principal causador do efeito estufa, contudo, a maioria das florestas da Terra foi dizimidada pelo ser humano entre 1800 e 2000, liberando grande quantidade de CO2 na atmosfera.

Essa quantidade de CO2 que foi liberada pela destruição das florestas, somada a queima de combustíveis fósseis e o aparecimento de manchas solares no sol causando ondas de calor aqui na Terra, mais o calor que está parando de ser refletido pelo gelo do ártico que está diminuindo, podem desencadear uma reação em cadeia, liberando o metano armazenado no permafrost e na pior das hipóteses liberando o metano armazenado nos oceanos (3.000 vezes a quantidade de metano que existe na atmosfera atualmente) podem literalmente transformar a vida na Terra um Inferno. Em alguma fase desse processo a floresta Amazônica vai desaparecer, podendo se tornar o novo Saara, acelerando o aquecimento global.

Derretimento de Permafrost liberando metano:


Atividade Solar:


Metano armazenado nos oceanos:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Produzir e Consumir

Os dois principios q norteiam o universo são o desejo de produzir e o desejo de consumir, a automatização do trabalho reune poucos inventores de máquinas por um lado e muitos consumidores dos produtos produzidos pelas máquinas do outro lado, esse desequilíbrio entre os artístas produtores e consumidores, causa alienação dos meios de produção e a consequente desvalorização do que se tem na vida.

No filme O Náufrago, o personagem principal interpretado por Tom Hanks, passa a ter uma vida em equilíbrio, o que ele produz é exatamente aquilo que ele precisa consumir, com isso, ele sabe reconhecer o valor das coisas.

O consumismo desenfreado que foi incentivado nos EUA, gerando uma população obesa, é um belo exemplo dessa alienação.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ghost Lab - Voices from Alcatraz - Discovery Channel

Alguns não acreditam no Espiritismo, pois nunca viram de corpo presente fenômenos que supostamente foram causados por espíritos, bom é simples, se não são causados por espíritos, então são causados por humanos paranormais e se não são causados por humanos paranormais, então são causados por seres de outras dimensões e se não são causados por seres de outras dimensões, então são causados por ets, só existem essas possibilidades e todas podem existir.

Gente, SAIU NO DISCOVERY CHANNEL, CANAL CIENTÍFICO, confiram o documentário original:

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Simbolismo: O Anel do Poder




Inscrição no Anel do Poder, do filme Senhor dos Anéis:

"One ring to rule them all, one ring to find them,
One ring to bring them all and in the darkness bind them."

Traduzidas, as palavras significam:

Um anel para a todos governar, um anel para encontrá-los,
Um anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los.

Interpretação Simbólica:

O anel simboliza o poder de ser o grande mestre que pode ditar as regras para todos os outros, tal poder atrai os mais gananciosos, fortes, talentosos e egoístas, que fazem qualquer coisa para obter o poder, se corrompendo.

domingo, 11 de setembro de 2011

Trinalidade

No conceito de dualidade existe dois opostos, mas eles não estão separados, existe uma imensa variação entre eles e dentro dessa variação o equilíbrio, assim se estabelece a trinalidade.

Exemplos de trinalidade:

Cores:

branco, cinza e preto

Análise de um fato:

certo, duvidoso e errado

Na política:

direita, centro e esquerda

Tipos de pessoas:

egoísta, justa e generosa

Pais em relação aos filhos e anjos em relação aos humanos:

proteger do mundo, liberdade controlada e atirar ao mundo

Paradigma de vida:

Visão dogmática do mundo, análise de visões dogmáticas de mundo e análise do mundo sem dogmas

Planejando o Pós Vida

Desde criança eu sempre tive a sensação de que existe algo estranho em ser imortal depois de morrer e ir para o paraíso.

Paraíso: um mundo sem problemas, como uma pessoa pode se desenvolver no paraíso?

Se não é possível se desenvolver no paraíso, não há objetivo e se não há objetivo, o paraíso é um lugar muito chato, viver eternamente num lugar chato?
Cruz credo.

Desde criança é aquela lavagem cerebral em todas religiões dizendo que o nosso maior desejo é sermos eternos.

O que eu observo é que tem pessoas que desejam ser o jogador de futebol, tem pessoas que desejam ser o dançarino de tango, tem pessoas que desejam ser o alpinista, tem pessoas que desejam ser o físico que estuda a natureza do universo, tem pessoas que desejam ser o gladiador, tem pessoas que desejam viver num circo, tem pessoas que desejam ser o mágico.

Um dos desejos mais presentes ao longo da vida de uma pessoa é ser alguém completamente diferente.

Esse é o poder de se tornar quem eu quiser, isso inclui ter uma estória de vida diferente, voltar a ser criança, ter pais diferentes, amigos diferentes, talentos diferentes, profissão diferente, sem o fantasma da vida anterior te perseguindo.


O seu desejo eu não sei, mas o meu desejo é ter infinitas vidas diferentes sendo um mortal, em vidas que me proporcionem problemas a serem solucionados. Eu não quero perder a noção do tempo e da minha identidade numa só vida infinita e continua, prefiro ter infinitas identidades.

As pessoas nascem com brilho nos olhos e sorrisos estampados nos rostos e conforme vão vivendo, vão perdendo a inocência, consequentemente, o brilho e o sorriso vão desaparecendo, o imortal, por sua vez, é uma pessoa desprovida de brilho e sorriso, triste isso, não?

Aposto que você não viu isso em nenhuma religião, né?

Isso se chama sair da caixa de areia.

Referência:

A águia Mudar ou Morrer

sábado, 10 de setembro de 2011

Inteligências Múltiplas

Temos 9 inteligências múltiplas dentro de nós, espero que no futuro próximo (Nova Era) as pessoas tenham tempo, disposição e guias para desenvolver todas as 9 inteligências, pois afinal, o que o ser humano quer é ser artista.

"Não tem problema andar devagar, o problema é parar de andar" Provérbio Chinês

Yotube - Video Inteligências Múltiplas:

Simbolismo: Abstruse Goose - Science is Supercool

Quadrinhos Abstruse Goose - Ciência é Super Legal

Quadrinho 1

Obrigado tanto para aplicação da liga de heróis super legais.

Quadrinho 2
Infelizmente, só temos espaço para mais um membro. Então vamos começar com você Scienceman. Você tem qualquer poder legal?

Quadrinho 3

Bem, eu sou um cientista. A ciência é tudo sobre o aumento do conhecimento humano ... e conhecimento é poder.

Quadrinho 4

Sim, mas, como, ... você pode voar ou alguma coisa?

Quadrinho 5

Foi através da ciência que descobrimos os princípios da aerodinâmica que nos permitiu dominar vôo alado.

Quadrinho 6

Foi através da ciência que descobrimos os princípios da gravidade e do movimento, que permitiu aterrisar na lua.

Quadrinho 7

Mas você salvou quaisquer donzelas em perigo ultimamente?

Quadrinho 8

Foi através da ciência que descobriu a penicilina, a varíola e vacinas contra a poliomielite, e muitos outros avanços da medicina.

Quadrinho 9

E com o advento de novas tecnologias, como terapia genética, terapia de RNAi, e biologia sintética, ...

Quadrinho 10

... nós podemos logo erradicar muitas das doenças mais comuns que hoje conhecemos.

Quadrinho 11

Então, sim, na verdade eu tenho salvo milhões de vidas.

Quadrinho 12

Na verdade, eu acredito que através do poder da ciência que um dia vai eliminar a fome, a pobreza, possivelmente até guerra.

Quadrinho 13

Então, em última instância, a ciência vai aliviar muito do sofrimento no mundo e salvar milhares de milhões de vidas.

Quadrinho 15

Ok, ... e quanto a você, Aquaman?
Você tem qualquer poder legal?

Quadrinho 16

Eu posso falar com os peixes.

Quadrinho 18

Aquaman entra na liga de super-heróis por ser mais legal.

Interpretação Simbólica:

O autor faz uma excelente crítica aos super heróis (pessoas que tem poderes), o cientista é o que pode salvar mais vidas tendo menos poderes, o interessante vai ser quando surgir poderes para criar o super cientista ai o mundo vai mudar extraordinariamente rápido. Isso já existe, tem um tipo de yoga que é para desenvolver memória fotográfica, acredito que isso seja uma ferramenta essêncial para os cientistas da modernidade.

domingo, 4 de setembro de 2011

Desintegrando os 6 Graus de Separação entre as Pessoas



Já foi dito que o mal é ausência de bem, o escuro é ausência de claro e ignorância é ausência de conhecimento. Imagine que bem, claro e conhecimento se organizam numa escala do zero ao infinito, assim como o brilho de uma estrela.

Lembre-se daquele ditado fale com quem tu andas e te direi quem és, pois muito bem as pessoas que temos contato estão em brilhos diferentes, imagine que a distância seja a quantidade de pessoas que te separam de alguém mais brilhante.

Se você disser um amigo de um amigo de um amigo meu conhece o presidente do país, isso quer dizer que a distância é de 3 pessoas, distância máxima entre todas pessoas do planeta é 6.

Ora, podemos organizar essas 6 pessoas da melhor forma que desejarmos, se você quiser organizá-las por dissiminação de conhecimento, 6 pessoas no máximo te separam de quem tem o conhecimento mais elevado em determinada área.
Espere, isso quer dizer também que no máximo 6 pessoas te separam do sujeito mais ignorante do mundo.

Bom, infelizmente conhecer não significa ter contato diário, mas já que nos organizamos em grupos, isso quer dizer que os grupos estão em contato através de intersecções, podemos afirmar que essas 6 pessoas de graus de separação caracterizam 7 grupos.

Geralmente um grupo é organizado de acordo com os interesses em comum dos seus membros, esse grupo desenvolve um assunto e evoluem juntos em um determinado sentido.

Dentro de um mesmo grupo tem pessoas num nível mais desenvolvido e menos desenvolvido, se as pessoas num mesmo nível conversar entre elas, tenderão a se desenvolver mais rapidamente do que conversando com pessoas de um nível mais abaixo, porém se a pessoa de um nível mais abaixo conversar com uma pessoa de um nível mais acima tenderá a evoluir muito mais rapidamente do que conversando com uma pessoa do mesmo nível.

Você pode achar em determinados momentos da sua vida que se você não está se adequando a um grupo muito exigente, você precisa se mudar para um grupo menos exigente, mas você pelo fato de ter vivido num grupo mais exigente, quando chegar ao grupo menos exigente vai levar seus contatos com você e assim vai reduzir a distância em 1 grupo.

O que aconteceria se criássemos uma estrutura extra de grupos, de uma forma tal que as pessoas pertenceriam a 2 grupos distintos, vamos criar grupos da mesma categoria compostos em quantidades iguais, dentro de si, por pessoas do G1,G2,G3,G4,G5,G6, G7 que conversam entre si, o que aconteceria?

Exemplo Prático:

G[i] tem 49 pessoas, 7 subgrupos de 7 pessoas no mesmo nível em cada subgrupo.
Seja G[i][k] um individuo do Grupo i, subgrupo k, vamos montar 7 grupos espelhos (grupos E) e idênticos em níveis, da seguinte forma:

Seja E[w][z]sg um subgrupo espelhado z de um grupo espelhado w.

E[w][1]sg = {G[1][1] ,G[2][1], G[3][1], G[4][1], G[5][1], G[6][1], G[7][1]} (Subgrupo mais fraco)
E[w][z]sg= {G[1][z] ,G[2][z], G[3][z], G[4][z], G[5][z], G[6][z], G[7][z]} (Subgrupo genérico)
E[w][7]sg={G[1][7] ,G[2][7], G[3][7], G[4][7], G[5][7], G[6][7],G[7][7]} (Subgrupo mais forte)

O que isso quer dizer?

Que as 7 pessoas no subgrupo espelho z do grupo espelho w vão conversar entre si, pelo fato de cada uma ser de um G diferente, a distância grupal entre elas vai se reduzir a zero, isso quer dizer que o grau de separação se torna 0 dentro do subgrupo espelho z, mas isso só ocorre se o indivíduo G[i][k] permanecer no G[i]. Usando a técnica de grupo espelhado, com o tempo a tendência é diminuir as diferenças dentro dos subgrupos dentro de G e E.
A distribuição dos grupos G é geográfica no planeta, os grupos E podem ser criados através da Internet.

Fonte:

Teoria dos Seis Graus de Separação