domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Desejo




O desejo é vontade de fazer, ou possuir, ou receber algo centrado na satisfação, se for na auto-satisfação é um desejo egoísta, se for na satisfação alheia é um desejo altruísta, há quem afirme que o desejo só é centrado na satisfação alheia se você pode se auto-satisfazer enquanto satisfaz uma pessoa alheia, sendo assim, todo desejo altruista é ao mesmo tempo um desejo egoísta, mas o contrário não é verdade.

A satisfação é o prazer que resulta da realização do que se espera. Quando você não realiza o que espera, ocorre infelicidade e desepero.

Não vivemos no paraíso, por isso nossos desejos tem que se adaptar ao que é alcançável de concreto. Recursos financeiros, habilidades, contatos enfim competências limitam nossos desejos, portanto, quanto mais competências adquirimos, mais próximos chegamos de realizar em plenitude nossos desejos.

O desejo pode ser por algo material ou por algo abstrato, um sonho está no plano abstrato, quem deseja realizar um sonho tem uma jornada de concretização do sonho que podem envolver muitos ou poucos passos.

Território:

No meio de comunicação em que vivemos, criamos territórios:
- No meio virtual, temos os espaços: e-mail, gtalk, msn, twitter, orkut, facebook, skype;
- No meio real, temos os espaços: clubes, academias, lar, escolas, vizinhança, telefone;

Pontos de Influência:

Cada contato que você tem nos espaços, são pontos de influência, para conhecer os possíveis desejos que um ponto de influencia pode te ajudar a realizar, você precisa se comunicar com essas pessoas com certa frequência, é um processo de cativação de pessoas, quando você cativa os seus contatos, você cerca o território e passa a cultivar vida dentro dele.

Foco:

Um dos grandes erros cometidos no processo de cativar contatos é dar mais atenção para alguns em detrimento de outros, lembre-se: "fale com quem tu andas e te direi quem és", a grande pergunta que fica no ar é: "Você sabe realmente as coisas que deseja?"


Uma frase para se refletir: "No homem, o desejo gera o amor. Na mulher, o amor gera o desejo."
-- Jonathan Swift

Reflexão: Logo, o homem tem que se dedicar a se tornar um objeto que desperta o amor e a mulher tem que se dedicar a se tornar um objeto que desperta o desejo.


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desejo_(Sandman)
http://pt.wiktionary.org/wiki/Desejo
http://www.redepsi.com.br/portal/modules/soapbox/article.php?articleID=295
http://www.dicio.com.br/desejo/
http://www.merriam-webster.com/dictionary/desire
http://www.definitions.net/definition/desire
http://www.dicionarioweb.com.br/satisfa%C3%A7%C3%A3o.html

Artigos Relacionados ao Tema - O Desejo e A Causalidade:

Coração, Desejo e Razão

Nenhum comentário:

Postar um comentário