quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Paraíso Pessoal

O paraíso pessoal é o paraíso desejado pelo indivíduo, pode envolver o seu próprio interior ou/e na família ou/e amigos ou/e comunidade ou/e localidade (bairro, cidade, estado, pais) ou/e planeta Terra (vou parar por aqui, mas pode haver limites além da Terra).

Devido ao fato do ser humano viver em comunidade, seus interesses pessoais conflitam com os interesses pessoais dos outros, as trocas entre os indivíduos será justa ou injusta.

Eis que surge a pergunta: Como construir um paraíso pessoal num cenário de troca injusta ? Bom, a troca injusta é aquela em que você dá mais do que recebe ou simplesmente você só dá e não recebe, alguns chamam isso de altruísmo.

Se você analisar a situação do mestre e do aprendiz, é um relacionamento tipicamente altruístico, no qual o mestre dá mais do que recebe ou simplesmente só dá. Na sociedade tribal, o mestre ganha respeito, na sociedade capitalista, o mestre além de ganhar respeito, ganha dinheiro.

Voltando ao tema, quando se constrói um paraíso pessoal, é necessário desenvolver relacionamentos altruísticos inclusive não remunerados.

A remuneração pode servir como um freio, aumenta-se o preço, diminui o quanto você precisa dar.

Bom, em qualquer situação altruística, o altruísta evolui consideravelmente, pois o seu trabalho aumenta consideravelmente, porém é necessário ter cuidado, pois se você dá a mão, a pessoa quer o braço, se você dá o braço, a pessoa quer montar em cima das suas costas.

O altruista tem que lidar com suas próprias limitações, tais como: capacidade de resolver o problema, capacidade de atender a todos, limite de tempo. Uma forma de lidar com isso é repassar serviço para altruístas aliados.

Dependendo do tamanho do paraíso pessoal que a pessoa almeja, poderá ocorrer o sacrifício da vida pessoal.

Efeito dominó, algo a se pensar:

Hora, se a paz do indivíduos é a paz do mundo, é correto afirmar que o paraíso interior dos indivíduos é o paraíso do mundo ?

Recomendação sobre o assunto, livro: O mal, o bem e mais além, autor: Flávio Givokate

Artigos Relacionados ao Tema - Construção da Realidade Harmônica:

Justiça
As duas faces de uma moeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário