quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Em Busca da Rotina Ideal



O trabalho é uma arte e o esporte é uma arte, cuidar da família é uma arte, manipular um produto é uma arte e existe a arte que não é classificada nem em esporte e nem em trabalho e nem em cuidar da família. O trabalho está se tornando cada vez mais especializado, o que de certa forma restringe nosso potencial, principalmente, porque o ser humano tem inteligências múltiplas e consequentemente múltiplas potencialidades.

As pessoas querem brilhar, as pessoas querem se tornar "figuras", isso quer dizer originais e autênticas, acredito que todos podem ser esportistas e todos podem ser artistas, além das artes rotineiras que a maioria de nós dominamos, e isso pode ser realizado com a dedicação de poucas horas por semana, numa rotina mais balanceada.

Nessa rotina, está incluida lingua estrangeira, para conectar as pessoas do mundo na Era da globalização.

Não podemos nos esquecer das artes que tem natureza de jogos, diretamente relacionadas a desenvolvimento de habilidades, quando há mais de um jogador, pode ser considerada forma de interação social.

Muitas pessoas tem vida de abelha operária, focada apenas na subsistência e no entreterimento de baixo estímulo de desenvolvimento artístico, sem envolver produção artística.

Se eu pudesse resumir tudo isso que estou dizendo em uma só pergunta, seria:

Quais artes ajudam as pessoas a refinarem seus sentimentos?

Afinal, toda jóia precisa ser lapidada.

Na rotina que proponho, há tempo para as pessoas fazerem seu próprio serviço doméstico, há tempo para usar o transporte público, mas o melhor mesmo é que não precisasse nem usar transporte público e transporte privado, a pessoa faz uma pequena caminhada de 15 a 20 min a seu destino, além de ser rápido, faz bem para a saúde.

A pessoa tem tempo para constante aprimoramento profissional.

Essa rotina que eu planejei, sai cara, contudo, movimentaria a economia, numa tentativa de deslocar a maior parte do fluxo de capital dos produtos industrializados para serviços.

O que eu quero dizer com isso é que uma quantia fixa de dinheiro que a pessoa paga todo mês, é como se fosse um produto renovável, fonte inesgotável de dinheiro.

Bom, produtos biodegradáveis e desmontáveis para reaproveitamento de peças (tornando economia renovável) também é algo necessário, mas não vamos fugir do assunto.

Bom, como viabilizar essa rotina então?

Prestem bem atenção no que vou dizer agora, já está na hora de adotarmos um sistema misto, em que o Estado paga por uma parte da educação e a pessoa paga pela outra parte da educação, isso ao longo de sua vida inteira, a contribuição do estado, depende da renda da pessoa, mas o Estado não precisa fazer tudo sozinho, pode ter ajuda de filantropia, voluntariado e ao meu ver as religiões tem que por a mão na massa também.

Assim, eu não to falando de Comunismo, estou falando em ter uma vida digna.

Veja os americanos, eram até pouco tempo atrás os maiores consumidores de produtos e recursos do planeta (se o mundo consumisse produtos no ritmo dos americanos seria insustentável para o planeta).

Acho que o caminho é se o consumo fosse direcionado a aprender várias artes, jogos e esportes, investindo na eficiência do trabalho.

Um paralelo com a política de pão e circo:

Quando um fanático vê um jogador de futebol no campo em ação, ele se projeta em cada movimento do jogador de futebol, no fundo ele quer ser o jogador de futebol, no fundo as pessoas querem brilhar, só tem que achar a arte/esporte mais apropriada para elas.

Bom existem infinitos tipos de trabalho e infinitas formas de se qualificar, nem sempre uma pessoa precisa aprender lingua estrangeira ou fazer pós-graduação, estão na rotina mais a título de exemplo, talvez seja mais interessante para elas aprender outras coisas.

Eu sou só um, com a ajuda de vocês, podemos bolar rotinas ideais bem mais interessantes, afinal cada caso é um caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário