Cada cientista da computação ou modela um sistema ou implementa um sistema, se ele implementar o sistema é um programador, cada programador escrever receitas que é interpretada por um computador para fazer alguma ação. Você constrói processos ou sistemas com receitas que fazem o que você quer.
O primeiro conceito de aprender é um algoritmo, procure na Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo
Cada algoritmo é uma receita, você pode criar uma receita para fazer um bolo, você precisa de material de entrada, como leite, chocolate, etc .. e criar um sistema que utiliza uma seqüência de ações, a saída é o bolo.
O algoritmo recebe dados de entrada que passar por algumas condições (seqüência de ações) para criar os dados de saída, você pode exibir a SaidaDeDados na tela do monitor.
Cada função é um algoritmo matemático.
Quando você resolve um problema matemático, é um algoritmo também, porque você define uma seqüência de ações ou etapas, que você precisa fazer para resolver um algoritmo.
Você pode encapsular uma receita em um método, é chamada de função caixa preta, por exemplo, uma função de caixa preta, é um sistema que você não vê, por exemplo, quando o cozinheiro faz um bolo com uma receita, se você não olhar para ele fazendo o bolo, é uma função de caixa preta, o que acontece é:
Bolo boloDeChocolate = fazerBolo(leite, chocolate, manteiga, etc ..);
fazerBolo é a função caixa preta que esconde o que acontece dos seus olhos, boloDeChocolate é o alimento produzido, os dados de saída, e o tipo de alimento é Bolo. fazerBolo é chamado de procedimento em Ciência da Computação.
Para fazer um procedimento, você precisa aprender primeiro lógica, a base da lógica é causa e consequência.
Lógica
Primeira coisa que você precisa aprender é lógica, o mundo em que vivemos (Terra) é um lugar lógico, não há mágica, é causa e consequência, as plantas crescem, porque eles têm os dados de entrada necessários: terra, água, CO2, o procedimento é chamado fotossíntese, os dados de saída é uma planta maior ou uma planta sobrevivente, mais O2, frutas.
Lógica booleana
A lógica booleana baseia-se em algo ser verdadeiro ou falso, você verifica se uma condição é válida (causa) e produz uma conseqüência.
Você deve ter ouvido. que os computadores são relativos a código binário, código binário é uma sequência de 0 e 1, código binário é a base da lógica booleana, porque zero representa falso e 1 representa verdadeiro.
A nossa base natural de contagem é a base decimal, isso quer dizer que aparece um zero a direita do ao completar um ciclo de 10 adições, a base binária é um ciclo de 2, e é a base utilizada no computador, vou dar um exemplo:
base binária | base decimal |
00 | 00 |
01 | 01 |
10 | 02 |
11 | 03 |
100 | 04 |
"http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_booleana
Quando você trabalha com a lógica booleana existe uma tabela chamada Tabela Verdade, que representa o axioma de uma operação booleana, por exemplo, quando você diz: "uma linha é uma seqüência de pontos", é um axioma, um axioma é algo básico que é uma verdade irredutível, não há explicação por detrás dela, você não consegue prová-lo, axiomas são usados para construir sistemas.
variáveis booleanas: a, b
operação: e
Quando você diz quero um bolo bonito e gostoso, isso é uma intersecção entre dois conjuntos, o da beleza e o da gostosura.
Tabela Verdade
a | b | resultado | o que acontece |
0 | 0 | 0 | se a é falso e b é falso, então o resultado(intersecção) entre eles é falso |
0 | 1 | 0 | se a é falso e b é verdadeiro, então o resultado (intersecção) entre eles é falso, se eles não são iguais, não existe intersecção. |
1 | 0 | 0 | se a é verdadeiro e b é falso, então o resultado (intersecção) entre eles é falso, se eles não são iguais, não existe intersecção. |
1 | 1 | 1 | se a é verdadeiro e b é verdadeiro, então o resultado(intersecção) entre eles é verdadeiro. |
Agora vou dar um exemplo do que isso significa:
Para comparação usamos o sinal == para igual, nós usamos != para diferente, para dar um valor para uma variável, usamos =, o tipo de variável está no lado esquerdo, Comentário é /////
/// Início do Código ///
/// Declaração de Variáveis ///
boolean faceBonita = falso;
boolean corpoBonito = verdadeiro;
boolean pessoaBonita;
/// Bloco de Código Um ///
//// se acontecer a causa produz a consequência ////
Se(faceBonita == verdadeiro e corpoBonito==verdadeiro){pessoaBonita=verdadeiro;}
senão se(faceBonita==falso e corpoBonito==verdadeiro){pessoaBonita=falso;}
senão se(faceBonita==verdadeiro e corpoBonito==falso){pessoaBonita=falso;}
senão se(faceBonita==falso e corpoBonito==falso){pessoaBonita=falso;}
/// Fim do bloco de código Um ///
/ / / Agora vamos escrever o mesmo bloco em uma forma menor, o negativo de (1,1,1) na tabela, é o resto da tabela {(1,0,0), (0,1,0 ), (1,1,0)}, isto é representado pelo símbolo senão sozinho:
Se(faceBonita == verdadeiro e corpoBonito == verdadeiro) {pessoaBonita = verdadeiro;}
senão {pessoaBonita = falso;}
////////// Fim do código ////////////
dados de entrada da receita é faceBonita e corpoBonito.
saída de dados da receita é pessoaBonita.
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