segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Primeira Aula de Ciência da Computação

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o

Cada cientista da computação ou modela um sistema ou implementa um sistema, se ele implementar o sistema é um programador, cada programador escrever receitas que é interpretada por um computador para fazer alguma ação. Você constrói processos ou sistemas com receitas que fazem o que você quer.

O primeiro conceito de aprender é um algoritmo, procure na Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo

Cada algoritmo é uma receita, você pode criar uma receita para fazer um bolo, você precisa de material de entrada, como leite, chocolate, etc .. e criar um sistema que utiliza uma seqüência de ações, a saída é o bolo.

O algoritmo recebe dados de entrada que passar por algumas condições (seqüência de ações) para criar os dados de saída, você pode exibir a SaidaDeDados na tela do monitor.

Cada função é um algoritmo matemático.

Quando você resolve um problema matemático, é um algoritmo também, porque você define uma seqüência de ações ou etapas, que você precisa fazer para resolver um algoritmo.

Você pode encapsular uma receita em um método, é chamada de função caixa preta, por exemplo, uma função de caixa preta, é um sistema que você não vê, por exemplo, quando o cozinheiro faz um bolo com uma receita, se você não olhar para ele fazendo o bolo, é uma função de caixa preta, o que acontece é:

Bolo boloDeChocolate = fazerBolo(leite, chocolate, manteiga, etc ..);

fazerBolo é a função caixa preta que esconde o que acontece dos seus olhos, boloDeChocolate é o alimento produzido, os dados de saída, e o tipo de alimento é Bolo. fazerBolo é chamado de procedimento em Ciência da Computação.

Para fazer um procedimento, você precisa aprender primeiro lógica, a base da lógica é causa e consequência.

Lógica

Primeira coisa que você precisa aprender é lógica, o mundo em que vivemos (Terra) é um lugar lógico, não há mágica, é causa e consequência, as plantas crescem, porque eles têm os dados de entrada necessários: terra, água, CO2, o procedimento é chamado fotossíntese, os dados de saída é uma planta maior ou uma planta sobrevivente, mais O2, frutas.

Lógica booleana

A lógica booleana baseia-se em algo ser verdadeiro ou falso, você verifica se uma condição é válida (causa) e produz uma conseqüência.

Você deve ter ouvido. que os computadores são relativos a código binário, código binário é uma sequência de 0 e 1, código binário é a base da lógica booleana, porque zero representa falso e 1 representa verdadeiro.

A nossa base natural de contagem é a base decimal, isso quer dizer que aparece um zero a direita do ao completar um ciclo de 10 adições, a base binária é um ciclo de 2, e é a base utilizada no computador, vou dar um exemplo:







base bináriabase decimal
0000
0101
1002
1103
10004


"http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_booleana

Quando você trabalha com a lógica booleana existe uma tabela chamada Tabela Verdade, que representa o axioma de uma operação booleana, por exemplo, quando você diz: "uma linha é uma seqüência de pontos", é um axioma, um axioma é algo básico que é uma verdade irredutível, não há explicação por detrás dela, você não consegue prová-lo, axiomas são usados para construir sistemas.

variáveis booleanas: a, b
operação: e

Quando você diz quero um bolo bonito e gostoso, isso é uma intersecção entre dois conjuntos, o da beleza e o da gostosura.

Tabela Verdade







abresultadoo que acontece
000 se a é falso e b é falso, então o resultado(intersecção) entre eles é falso
010se a é falso e b é verdadeiro, então o resultado (intersecção) entre eles é falso, se eles não são iguais, não existe intersecção.
100se a é verdadeiro e b é falso, então o resultado (intersecção) entre eles é falso, se eles não são iguais, não existe intersecção.
111se a é verdadeiro e b é verdadeiro, então o resultado(intersecção) entre eles é verdadeiro.


Agora vou dar um exemplo do que isso significa:

Para comparação usamos o sinal == para igual, nós usamos != para diferente, para dar um valor para uma variável, usamos =, o tipo de variável está no lado esquerdo, Comentário é /////

/// Início do Código ///

/// Declaração de Variáveis ///

boolean faceBonita = falso;
boolean corpoBonito = verdadeiro;
boolean pessoaBonita;


/// Bloco de Código Um ///

//// se acontecer a causa produz a consequência ////

Se(faceBonita == verdadeiro e corpoBonito==verdadeiro){pessoaBonita=verdadeiro;}
senão se(faceBonita==falso e corpoBonito==verdadeiro){pessoaBonita=falso;}
senão se(faceBonita==verdadeiro e corpoBonito==falso){pessoaBonita=falso;}
senão se(faceBonita==falso e corpoBonito==falso){pessoaBonita=falso;}

/// Fim do bloco de código Um ///

/ / / Agora vamos escrever o mesmo bloco em uma forma menor, o negativo de (1,1,1) na tabela, é o resto da tabela {(1,0,0), (0,1,0 ), (1,1,0)}, isto é representado pelo símbolo senão sozinho:

Se(faceBonita == verdadeiro e corpoBonito == verdadeiro) {pessoaBonita = verdadeiro;}
senão {pessoaBonita = falso;}

////////// Fim do código ////////////

dados de entrada da receita é faceBonita e corpoBonito.
saída de dados da receita é pessoaBonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário