sábado, 4 de fevereiro de 2012

Brasil: Nova Potência Mundial

[1] Distribuição de Renda do Brasileiro

Trecho: "o Brasil não tem sido eficaz em utilizar o sistema tributário e de gasto social para reduzir substancialmente sua alta desigualdade de renda, ou seja, não estaria ocorrendo uma efetiva transferência de renda das camadas mais ricas para as mais pobres;[10] na realidade ocorre exatamente o oposto [11]"

[2] Renda Per Capita do Brasileiro

Comentário: Note como a renda per capita é baixa no Brasil, isso mostra como somos um país pobre sem poder de consumo, é por isso que não acho que viraremos uma potência mundial.

[3] Escolaridade do Brasileiro

Comentário: Em 2020 escolaridade do brasileiro chegará a 9,3 anos, isso é daqui a 8 anos, você acha que com todo esse conhecimento acumulado (colegial incompleto) o brasileiro conseguirá tornar o Brasil numa nova potência mundial?

Conclusão:

Além de ter pouco poder de consumo, a população brasileira tem pouco poder de produção também, isso é uma péssima receita para o desenvolvimento.

Vale lembrar dos 3 Setores da Economia:

Setor Primario: Extração de matéria-prima
Setor Secundário: Fabricação ou Transformação
Setor Terciário: Comercialização

O Fluxo da economia é (Setor Primário) a matéria-prima é extraída da natureza, vai para o (Setor Secundário), no qual a matéria prima é processada e fica pronta para o consumo no Setor Terciário.

O grande problema na Economia Brasileira é que não existe mão-de-obra qualificada para o Setor Secundário e devido a má distribuição de renda e baixo pib per capita do país, a maioria da população não tem poder de compra no Setor Terciário.

Uma das formas de criar mão-de-obra qualificada é investir em colégios técnicos, pois os alunos brasileiros, fazem os 9 anos de ensino fundamental e tem que ter rápida inserção no mercado de trabalho para ajudar a família. Portanto, investir em um ensino médio com colégio técnico, parece ser o cenário mais adequado para grande parte da população brasileira. Com mais 3 anos após os 9 anos de ensino fundamental, é possível se inserir no mercado de trabalho com uma profissão bem definida.

Resumindo: o Setor Primário do país tem muito sucesso, produz matéria-prima, principalmente para os países estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário