domingo, 8 de abril de 2012

Cidade do Futuro





Olá galera, esse é o projeto cidades do futuro, a idéia principal é criar centros industriais e comerciais multicentralizados, ao invés de ter um grande centro que vai crescendo, sem parar, com um trânsito horrível, cheio de engarrafamentos, a idéia é distribuir em pequenos centros, dessa forma, o fluxo de veículos tende a ficar espalhado por toda a cidade, para minimizar o efeito de ilhas de calor (centros com pouca vegetação, ar quente e seco), existem vários quarteirões verdes espalhados de forma a fornecer aquela brisa refrescante que todo mundo gosta.

Eu notei que o padrão poligonal de centros, permite criar níveis hierarquicos de centros de forma muito semelhante ao espalhamento da luz de uma lâmpada, a classe mais pobre da sociedade ficaria espremida entre classe média, sendo obrigada a evoluir.

Quanto mais níveis hierarquicos tiver, menor terão que ser os quarteirões.

Por exemplo, a distância entre 2 níveis 1 é de 30 quarteirões, se cada quarteirão tiver 50m de largura, a distância é de 1,5 Km, isso sem contar o tamanho das ruas.

Além disso, eu não adicionei prédios a distribuição, tanto nas regiões residênciais, quanto nas comerciais e industriais, poderá haver prédios, e é claro que existe tamanho ideal para os prédios para não gerar engarrafamento, eu não sei calcular isso, mas um engenheiro civil ou arquiteto deveria saber calcular.

O número de centros da classe média é igual ao número de centros da classe baixa, isso acontece, porque as arestas do hexágono da classe baixa são reaproveitadas em outro hexágono. Escolhi o hexágono por acaso, pode ser um padrão de quadrado, pentágono, heptágono ou octógono, é claro que um engenheiro civil ou arquiteto deve analisar essas outras possibilidades.

Nos quarteirões laranja claro, devem ter centros de aprendizado de artes, como artes plásticas, artes marciais, artes de jogos, artes cênicas, ensino de instrumentos musicais, etc ...

O padrão replicante é a menor unidade que pode ser reproduzida para Norte, Sul, Leste ou Oeste.

A idéia principal é que o desenvolvimento flua do nível 1 para os outros níveis.

Um fato curioso que quero comentar é que o modelo de produção em série com trabalho especializado e repetitivo é uma das coisas mais prejudiciais a capacidade do cérebro humano de se readaptar e criar novas conexões neuronais, portanto, ao meu ver, os líderes das cidades do futuro, terão que criar ferramentas que catalisem (aumentem a velocidade) do trabalho artesanal da população, pois trabalho artesanal, como o próprio nome diz, contém arte e portanto, desenvolve o cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário