terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sistema de Transporte numa Megalópole


O trânsito da cidade de São Paulo é complicado e está se complicando cada dia mais, não preciso nem dizer que o Estado foi negligente na expansão das linhas de metrô, o sistema de metrô precisa ser ampliado urgentemente, mas isso pode ser feito de forma inteligente.
Que tipo de sistema de transporte público híbrido podemos ter?

Tudo vai depender do tamanho da expansão do metrô, se tivermos uma rede com várias rotas, podemos ter o seguinte fluxo:

1)
a pé(30min)->ônibus(20min)->metrô(20min)->ônibus(20min)->a pé(30min) = 2h de transporte público.

Observação: Carros só são usados para transportar carga, idosos e crianças.

Eu acredito que podemos fazer o seguinte sistema: um terminal de metrô por bairro, a construção do metrô é subterrânea e portanto não atrapalha o trânsito na superfície. O fluxo resultante seria esse:

2)
a pé(5min)->micro-ônibus-bairro(15min)->metrô(20 min)->micro-ônibus-bairro(15min)->a pé(5min)= 1h de transporte público.

Portanto, acredito que seja possível economizar com transporte público em torno de 2 horas (ida e volta).

Como um micro-ônibus pode percorrer um bairro inteiro em apenas 15 min?

Bom, minha proposta para isso, é ter pontos de micro-ônibus pares e pontos de ônibus impares tendo uma linha de micro-ônibus para os pares e uma linha de micro-ônibus para os ímpares.

Todas megalópoles do mundo investiram na expansão do sistema de metrô, pois obviamente o tempo livre das pessoas não tem preço.

O problema de trem, é que basicamente é difícil parar a cidade para construir trem além de ter que pagar indenizações por desapropriação de terras, que sairiam caríssimas hoje em dia.

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