sábado, 3 de julho de 2010

Dualidade

Quando inicializamos uma classificação, geralmente utilizamos antônimos, para designar estados opostos, o fato é que podemos separar extremos em infinitos pedaços bem pequenos. Alguns separam apenas em 2 estados: o bom e o mal, o feio e o belo, o burro e o inteligente, antipático e simpático, o depressivo e o eufórico.

Na prática verificamos que uma pessoa faz coisas boas e coisas ruins, dependendo do ângulo da foto a pessoa pode parecer bonita ou feia, e a inteligência nem sempre é aplicada a todos setores da vida.Logo, concluímos que não é tudo preto no branco.


O negativo e o positivo representado numa escala de cinzas:

Escala de 8:



Escala de 16:



Uma coisa pouco comentada é o fator exposição a dualidade, algumas pessoas se expõe mais, outras se expõe menos, e algumas não se expõe (alienação), timidez é um sinal de baixa exposição, mas como foi dito, você pode ser tímido para uma coisa e não ser para outra coisa. Evidentemente, com baixa exposição as chances de sofrer com uma dualidade negativa caem.

Quando você conhece uma pessoa, você pode analisá-la e por na balança todas suas dualidades, uma forma de fazer isso é estabelecendo critérios de eliminação de contato, por exemplo: se a pessoa te difamar, você corta o contato com ela.

Além da exposição a dualidade, um outro fator a ser considerado é a compreensão causa e efeito relacionado a uma dualidade, com compreensão você consegue transmutar uma ponto negativo em um ponto positivo, por exemplo:

Se a sua namorada não é tão bonita quanto uma modelo, isso também quer dizer que ela não é tão assediada quanto uma modelo, consequentemente a chance dela te trair por um partido melhor cai e isso é excelente.

Se uma pessoa que te apóia se afasta por algum motivo, você pode encarar isso com uma chance de crescimento individual, um desafio.

A compreensão causa e efeito de uma dualidade, também desperta a sensibilidade em relação a outras pessoas, se sua esposa faz uma festa surpresa para você, logo você percebe o trabalhão que isso deve ter dado para ela e fica comovido, é o famoso choro de alegria (paradoxal não ?)

Para finalizar, uma frase do Orkut para refletir:

Sorte de hoje:
O mundo é uma tragédia para os que sentem e uma comédia para os que pensam



Bibliografia:

[1]Escala de Cinzas
http://edsonmelo.trix.net/professor/trabalhos/gera_padroes.html


Artigos Relacionados ao Tema - O Desejo e A Causalidade:

A Arte da Resposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário