domingo, 4 de setembro de 2011

Desintegrando os 6 Graus de Separação entre as Pessoas



Já foi dito que o mal é ausência de bem, o escuro é ausência de claro e ignorância é ausência de conhecimento. Imagine que bem, claro e conhecimento se organizam numa escala do zero ao infinito, assim como o brilho de uma estrela.

Lembre-se daquele ditado fale com quem tu andas e te direi quem és, pois muito bem as pessoas que temos contato estão em brilhos diferentes, imagine que a distância seja a quantidade de pessoas que te separam de alguém mais brilhante.

Se você disser um amigo de um amigo de um amigo meu conhece o presidente do país, isso quer dizer que a distância é de 3 pessoas, distância máxima entre todas pessoas do planeta é 6.

Ora, podemos organizar essas 6 pessoas da melhor forma que desejarmos, se você quiser organizá-las por dissiminação de conhecimento, 6 pessoas no máximo te separam de quem tem o conhecimento mais elevado em determinada área.
Espere, isso quer dizer também que no máximo 6 pessoas te separam do sujeito mais ignorante do mundo.

Bom, infelizmente conhecer não significa ter contato diário, mas já que nos organizamos em grupos, isso quer dizer que os grupos estão em contato através de intersecções, podemos afirmar que essas 6 pessoas de graus de separação caracterizam 7 grupos.

Geralmente um grupo é organizado de acordo com os interesses em comum dos seus membros, esse grupo desenvolve um assunto e evoluem juntos em um determinado sentido.

Dentro de um mesmo grupo tem pessoas num nível mais desenvolvido e menos desenvolvido, se as pessoas num mesmo nível conversar entre elas, tenderão a se desenvolver mais rapidamente do que conversando com pessoas de um nível mais abaixo, porém se a pessoa de um nível mais abaixo conversar com uma pessoa de um nível mais acima tenderá a evoluir muito mais rapidamente do que conversando com uma pessoa do mesmo nível.

Você pode achar em determinados momentos da sua vida que se você não está se adequando a um grupo muito exigente, você precisa se mudar para um grupo menos exigente, mas você pelo fato de ter vivido num grupo mais exigente, quando chegar ao grupo menos exigente vai levar seus contatos com você e assim vai reduzir a distância em 1 grupo.

O que aconteceria se criássemos uma estrutura extra de grupos, de uma forma tal que as pessoas pertenceriam a 2 grupos distintos, vamos criar grupos da mesma categoria compostos em quantidades iguais, dentro de si, por pessoas do G1,G2,G3,G4,G5,G6, G7 que conversam entre si, o que aconteceria?

Exemplo Prático:

G[i] tem 49 pessoas, 7 subgrupos de 7 pessoas no mesmo nível em cada subgrupo.
Seja G[i][k] um individuo do Grupo i, subgrupo k, vamos montar 7 grupos espelhos (grupos E) e idênticos em níveis, da seguinte forma:

Seja E[w][z]sg um subgrupo espelhado z de um grupo espelhado w.

E[w][1]sg = {G[1][1] ,G[2][1], G[3][1], G[4][1], G[5][1], G[6][1], G[7][1]} (Subgrupo mais fraco)
E[w][z]sg= {G[1][z] ,G[2][z], G[3][z], G[4][z], G[5][z], G[6][z], G[7][z]} (Subgrupo genérico)
E[w][7]sg={G[1][7] ,G[2][7], G[3][7], G[4][7], G[5][7], G[6][7],G[7][7]} (Subgrupo mais forte)

O que isso quer dizer?

Que as 7 pessoas no subgrupo espelho z do grupo espelho w vão conversar entre si, pelo fato de cada uma ser de um G diferente, a distância grupal entre elas vai se reduzir a zero, isso quer dizer que o grau de separação se torna 0 dentro do subgrupo espelho z, mas isso só ocorre se o indivíduo G[i][k] permanecer no G[i]. Usando a técnica de grupo espelhado, com o tempo a tendência é diminuir as diferenças dentro dos subgrupos dentro de G e E.
A distribuição dos grupos G é geográfica no planeta, os grupos E podem ser criados através da Internet.

Fonte:

Teoria dos Seis Graus de Separação

Nenhum comentário:

Postar um comentário