domingo, 25 de setembro de 2011

O Presente versus o Futuro

Uma vez, alguém disse:"Temos que viver o presente e não pensar no futuro"
Frase muito semelhante a: "Viva o hoje como se não houvesse amanhã"

Tentamos prever o futuro com antecedência, o mínimo que podemos fazer é planejar o amanhã, mas você já deve ter observado, que mesmo planejando o amanhã ele não sai conforme o planejado.

Coisas inesperadas acontecem a qualquer momento e podem ser oportunidades, desgraças ou problemas que aparecem "on the fly"(enquanto se vive).

É por isso que temos que pensar no presente, não no que já foi e nem no que irá ser, focando no presente enchergamos mais opções e assim podemos optar pela melhor opção.

Planejar o futuro a longo prazo é preciso também, temos que aprender a lidar com o desvio do que foi planejado, é curioso, pois, quanto maior o desvio, mais focado no presente você tem que ficar, isso quer dizer que você consegue planejar no máximo o futuro imediato.

Em teoria de jogos em computação, você pode tomar uma decisão, através de uma árvore de decisão, e você pode percorrê-la em largura ou/e em profudidade.

Existem jogos que tem uma largura muito vasta, tornando impossível descer muito em profundidade, um desses jogos se chama go, um jogo de território e advinhe, o modo como moldamos os nossos desejos tem a mesma forma de definição de um jogo de território, mas tem uma diferença, no go o tabuleiro é finito, por isso, há início, meio e fim bem definido, quanto mais próximo do fim você se encontra, devido ao fato de ter reduzido as casas aonde você pode jogar (largura), isso possibilita aumentar a análise em profundidade, podendo prever mais de uma jogada do adversário em sequência (pensar no futuro).

Nós vivemos num território praticamente ilimitado, embora a Terra seja redonda, de fato o único que limita o território de jogada somos nós mesmos, se você tiver uma mente aberta ao longo de toda sua vida, terá sempre um grande tabuleiro de infitas possibilidades no qual você poderá prever no máximo a próxima jogada (pensar só na próxima jogada a frente é pensar no presente).

Você pode definir o território como sendo o tempo em que vai viver, vamos supor que você adquira uma doença terminal, por exemplo um câncer incurável e você vai ter só mais 6 meses de vida, isso quer dizer que o cenário do seu jogo, passou a ser finito, nesse período, você pode planejar todo seu futuro, pessoas com as quais vai falar, lugares que vai visitar, coisas que vai fazer, etc ...

No anime Hikaru no Go, mostra-se um jogador procurando a famosa habilidade de jogar o movimento "Olho de Deus", que é saber a posição perfeita para se jogar na sua vez, o que seria algo semelhante a dizer: "estou totalmente focado no presente e o analisando para tomar a melhor decisão".

Os jogos mais famosos em computação de largura e profundidade são os jogos da mente.

Esse clipe aqui tem um trecho que fala sobre o fenômeno de desvio do futuro, está no youtube:

Ira! e Pitty - Eu Quero Sempre Mais



Referência de jogos da mente:

Wikipédia: Mind Sports Organization
Wikipédia: Teoria dos Jogos

Artigos Relacionados:
O desejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário