sábado, 24 de março de 2012

Tendência Natural do Capitalismo

Alguns acreditam que o Capitalismo vai ser movido a inovação de agora em diante, porém já existem pessoas dizendo que a inovação está chegando no seu limite.

O Capitalismo tem a tendência natural de migrar do lugar mais desenvolvido, para o lugar menos desenvolvido, por um simples motivo: Mercado Consumidor.

Tem um amigo meu que é administrador de empresas que me explicou, que um dia a África será desenvolvida, pois será um dos últimos mercados consumidores a ser desenvolvido e conquistado.

É claro que para colher amanhã, é preciso plantar hoje, alguém está plantando desenvolvimento na África hoje? Hummmm, eu acho que não, portanto, como será possível colher no futuro?

A China já sacou a muito tempo que produzir tanto para classe baixa, classe média e classe alta é uma excelente forma de ganhar dinheiro.

Competir no mercado para a classe alta está cada vez mais difícil, um ponto comercial num bairro nobre então é caríssimo, portanto, é necessário pensar em competir no mercado para classe média e para a classe baixa.

Deve-se pensar como Steve Jobs, se a demanda do cliente não existe, vamos criar a demanda.

O pensamento atual de ir para uma cidade grande em busca de emprego é muito primitivo, o custo de vida está se tornando tão alto, que as pessoas estão começando a ter vida de escravos nas cidades grande, portanto, o melhor é ir para a cidade grande, adquirir conhecimento e criar demanda na cidade média e pequena para esse conhecimento.

Além disso, não é preciso nem sair da sua cidade, você pode criar demanda num bairro de classe média ou num bairro de classe baixa da sua cidade.

A Era que estamos vivendo é revolucionária, pois chegou o momento em que estamos bem próximos do auge do desenvolvimento de continentes, países, estados, cidades e bairros que estão na crista da onda, os grandes centros estão se tornando tão complexos de maneira que a qualidade de vida está se deteriorando e se tornando muito difícil competir, as pessoas sempre olhavam para cima para crescer, mas se não tem mercado em cima, você tem que procurar mercado em baixo.

Estão dizendo que a nível global, o BRICS fornecerá as novas oportunidades de negócio, mas veja bem, esse mesmo raciocínio, de olhar para baixo, pode ser aplicado a estados, cidades e bairros.

Esse post é dedicado a Rodolfo, um amigo meu que é administrador de empresas, afinal o assunto surgiu em uma de nossas caminhadas filosofais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário