sábado, 3 de março de 2012

Princípios Fundamentais da Sociedade Humana

Liberdade:

As pessoas procuram ter liberdade de ir e vir, através dessa liberdade, cativam pessoas e tem condições de fazer parte de um grupo que se identificam melhor, infelizmente como vocês já devem saber, o sistema de transporte público do Brasil é péssimo, por causa disso, muitas pessoas compraram carros e agora as ruas estão cheias de engarrafamentos, para resolver o problema de engarrafamentos é fácil, deve-se excluir a idéia de grande centro e adotar a idéia de vários mini centros interconectados em rede. Dessa forma é possível criar mais bairros estilo turma da mônica, fazer melhor distribuição de renda, acabar com engarrafamentos e acelerar o desenvolvimento humano.

A busca por liberdade vem dos nossos antepassados, que conquistaram o planeta a pé, isso é fantástico, não é?

Independência:

As pessoas procuram garantir sua subsistência e conseguir manter suas condições de sobrevivência, de preferência por elas mesmas, essa busca inclui a busca por um teto, por um meio de transporte eficiente, por uma fonte de sustento que lhe possibilite ter uma renda razoável ao longo do tempo, mas não é só isso, é necessário ter tempo para sonhar e realizar seus sonhos.

Relacionamento:

O relacionamento com outra pessoa em baixo do mesmo teto, é um excelente exercício de convivência, dividir o espaço e os recursos respeitando os limites de cada um, é necessário desenvolver flexibilidade. Na minha opinião isso é uma das coisas que as pessoas mais estão precisando hoje em dia, você pode expandir o conceito de convivência dentro de uma casa, para qualquer outro ambiente fora da casa.

Acredito que tem muita coisa que é feito em casa hoje em dia que deveria ser feita num clube, tais como: ler jornal, num clube isso pode ser expandido para um debate, ver tv, num clube tem que haver consenso sobre o canal da tv, ir na biblioteca do clube ler (compartilhar seus livros com outras pessoas), o video game deveria ficar no clube também, pois não ia faltar companheiros para jogar.

Além disso, o clube é uma excelente forma de poupar recursos para as futuras gerações, já pensou se todo mundo resolve montar academia em casa, piscina em casa, etc ...

Instrução:

Quem não tem vontade de exercer o papel de mestre? Todo mundo tem essa vontade! O Lar de uma família é uma representação em menor escala do mundo lá fora, instruir um filho(a) é uma experiência incrível, você tem que ensinar todos os conceitos anteriores, tais como liberdade, independência, relacionamento para o seu filho, agora imagine que tem pessoas que expandem o conceito de família, para o ambiente de trabalho, para a escola, para o clube.

Eu cheguei a ir em uma palestra de um Senhor que era responsável por transmitir valores para altos executivos do mundo, devido sua vida agitada de viagens internacionais, ele optou por não ter filhos, se você me perguntar quem é a família dele, tá na cara, né? São os altos executivos.

Veja também:

O Bairro da Turma da Mônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário