domingo, 30 de janeiro de 2011

Educação do Futuro

É uma pena que o sistema de educação foi moldado pela Revolução Industrial (que ocorreu a 200 anos atrás aproximadamente), está ocorrendo um grande disperdício das inteligências múltiplas, com o mercado de trabalho que privilegia alguns tipos de inteligência numa competição acirradíssima, cogita-se em fazer uma revolução no sistema de ensino.

Vai ser muito interessante ver pessoas que acreditam umas nas outras (entusiasmadas), que adoram superar obstáculos, que são autocodidatas, num mundo que tem um sistema econômico moldado tanto pelos desejos artísticos de se expressar (desejos de produtor) quanto pelos desejos de consumo (desejos de receber), enfim justiça e equilibrio entre os dois tipos de desejos, atualmente o mundo dá mais destaque para o desejo de consumir.
Quando me refiro ao desejo de produtor, me refiro a atividade criativa de projetar algo novo, representar um papel de forma a expressar seus sentimentos. No trabalho, infelizmente corremos o risco de cair na rotina.


[TED pt_BR] Ken Robinson: Escolas matam a criatividade?


“Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua habilidade de escalar uma árvore, ele viverá sua vida inteira acreditando que é estúpido.”
— Albert Einstein

Artigos Relacionados ao Tema - Aprendizado do Futuro:

Lição da professora
Entusiasmo
Quem é o melhor professor
Teatro Humano
Novos Mandamentos
O Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário