domingo, 2 de janeiro de 2011

Desvendando Deus




No nosso universo o mundo dos átomos é probabilístico, contudo, quando passamos para os animais dotados de neurônios o universo é causal, isto é, dependendo do estímulo externo, tomamos uma decisão que gera um efeito.

A decisão é baseada em experiências, mas o que ocorrer quando nos deparamos com uma situação totalmente inusitada, nova em folha? Bom, temos 3 cérebros, o neocórtex (organizar, planejar e executar), o límbico (sentir emoções) e o reptiliano(comer, sobreviver e transar).

Nesse tipo de situação, consultamos o neocórtex, opa, não há dados para serem analisados pelo neocórtex, como vamos planejar? Impossível.

Procuramos sentir a situação, estão interagindo de forma agressiva comigo? Devo fugir então. O problema é que estão interagindo de forma apática.

Temos duas opções, depender da sorte ou depender do instinto de sobrevivência (cérebro reptiliano), buscamos qualquer sinal (detalhe) de ameaça ou oportunidade e agimos sem hesitar, mesmo que não haja sinal (detalhe), agimos por impulso.

A intuição é algo mais complexo que apenas impulso, é como se fosse um impulso que se extende pelo cérebro límbico e pelo neocórtex também, a intuição pode se tornar em uma pequena ação elaborada, ela é como uma fagulha que inicia um grande incêndio.

Se existe Deus, eu acredito que é nesse nível sútil que ele opera no universo humano.

É na situação de maior ignorância que ele interfere em nossas vidas.

E ele só pode dar um empurraozinho, pois é isso que uma ação movida pela intuição permite, ela é bem limitada e ao mesmo tempo uma ação planejada, organizada, sentida e instintiva sem ter tido o estimulo apropriado para ser assim. Logo, a natureza da intuição é um tanto inexplicável e não parece desse mundo.

Você pode intuir um pequeno detalhe ao redor de um grande problema (quebra cabeça) e assim fazer uma grande descoberta.

Está claro para mim que nosso objetivo deve ser tornarmos senhores de nós mesmos, sem depender de Deus, devemos buscar soluções para os problemas que surgem e somente quando estivermos num estado de beco sem saida, apelar para nossa intuição. Será que ela é nossa mesmo? Heheheh

Einstein teve novas e brilhantes idéias, quando ele não tinha mais aonde buscar soluções, não hesitou em confiar em sua intuição ou seria em Deus?

Espero que eu tenha deixado claro que Deus não é tudo, Deus não traz nada para você, é você que corre atrás, Deus é o que faz toda a diferença quando você mais precisa. Quem acha as peças do quebra cabeça, se propõe a montá-lo, experimenta encaixar as peças é você. A influência de Deus é o toque de mestre, o insight de como montar aquele tipo específico de quebra cabeça.


Referência:

Livro:
A religião do cérebro
autor: Raul Marino Jr.
editora: Gente

Artigos Relacionados ao Tema - Natureza da Existência:

Conto: Tudo e Nada

Efeito Borboleta
Anatomia do Deja Vu
BBC Universos Paralelos Explicado
O que ainda não sabemos? Somos reais?
Hipótese: Outra vida após uma vida
Vida é só essa
Filosofia de Botequim
Investigando a Existência do Espírito
Relacionamento Divino
O Livro Mestre

3 comentários:

  1. Curti, tá lendo esse livro? depois me empresta?

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a postagem, legal para avaliarmos até onde nós mesmos podemos chegar.

    ResponderExcluir
  3. ***Olá pessoal;

    fui submetido a uma cirurgia de "Talamotomia Exteriotáxica V/E" no Centro de Pesquisas (NCF) Neuro Cirurgia Funcional (por tremor essencial) pela equipe do Dr. Raul Marino - a capacidade dele como neurocientistas dispensa comentários - fiquei vários meses no "Centro" (tudo lá é de graça) e conhecí os maiores neurocirurgiões cientistas... o que mais me causou espanto foi que o Prof. Dr. Raul Marino Jr. é um homem bom...

    Só isso? sim só isso! kara...

    ResponderExcluir