quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Relacionamento Divino





Definição de Fé:
Confiar em alguém ou em alguma coisa.

Definição de intuição:
Sexto sentido: percepção de uma verdade, sem recorrer ao raciocínio.

Definição de insight:
Compreensão repentina de uma situação para a solução de um problema.

Um belo dia eu me perguntei para mim mesmo: eu tenho fé em Deus? E isso me fez fazer outra pergunta: Como se dá o relacionamento entre Deus e o ser humano para que haja fé?

Deus nos ajuda a resolver problemas.

De que forma: livros sagrados.

Bom, então eu me relaciono com os livros sagrados e não com Deus, logo eu tenho fé nos livros sagrados.

Será que Deus me ajuda diretamente no presente?

Se ele interfere, tem que ser de uma forma detectável.

Essa forma só pode ser a intuição.

Como você explica perceber uma verdade sem pensar? Alguém teve que pensar para detectar essa verdade e esse alguém não foi conscientemente você, logo, alguém externo a você fez isso. Outra possibilidade: você chegou inconscientemente a essa conclusão.

As duas possibilidades podem ser verdadeiras.

O que muda no nosso relacionamento com Deus?

Vejamos a definição de insight, compreensão repentina de uma situação, para isso acontecer você precisa definir bem a situação, quanto mais bem definida a situação, mais fácil de compreendê-la.

Definir bem uma situação envolve em percorrer a maior parte das possibilidades que envolvem a situação. Temos que ser como o detetive, examinar a tudo, interrogar a todos, ser fundamentalmente curioso e pró-ativo.

Isso muda o paradigma em relação a ajuda de Deus, não adianta se colocar na posição de agente passivo e receptor universal de presentes de Deus, você tem que ser ativo, buscar solucionar o problema de todas formas possíveis e o papel de Deus seria a de organizar suas idéias produzindo uma resultante.

Aprendendo a Rezar:

Reza passiva que não adianta:
[1] Deus me dê saúde;
[2] Deus me dê uma mansão;
[3] Deus me dê um carro do ano;
[4] Deus me dê uma mulher maravilhosa.

Reza ativa:

[1] Deus me ajude a analisar a consulta a várias pessoas para conhecer os melhores médicos do meu plano de saúde e se o meu plano de saúde não atender, achar um médico bom fora dele.

[2] Deus me ajude a analisar todas as visitas de imóveis que eu fiz para que eu saiba balancear, conforto, segurança, comodidade e preço.

[3] Deus me ajude a detectar um vendedor de carros trapaceiro que quer me vender gato por lebre, dentre tantos que eu conhecerei procurando um carro com baixo custo de manutenção e que atenda minhas necessidades.

[4] Deus me ajude a procurar a mulher ideal por todos meios possíveis, impeça que eu deixe de analisar os mínimos detalhes do comportamento feminino que fazem toda diferença, me ajude a pesar as qualidades e os defeitos mesmo que não consiga vê-los claramente.

Mito: Deus planejou tudo

Nós temos o livre arbítrio, cada um de nós planeja a própria vida e é possível que através da intuição podemos contar com a ajude de Deus para fazer esse planejamento, não só das nossas vidas como da sociedade.

Se Deus planejou tudo, então ele planejou inclusive nosso livre arbítrio, por isso é o cara.

Artigos Relacionados ao Tema - Natureza da Existência:

Conto: Tudo e Nada

Efeito Borboleta
Anatomia do Deja Vu
BBC Universos Paralelos Explicado
O que ainda não sabemos? Somos reais?
Hipótese: Outra vida após uma vida
Vida é só essa
Filosofia de Botequim
Investigando a Existência do Espírito
Desvendando Deus
O Livro Mestre

Um comentário:

  1. Muito boa sua postagem.
    Mostrando que a fé não pode ser cega, ao contrário devemos usar nossa lógica também, mesmo nos momentos mais difíceis.
    As vezes a gente reza e nem se liga na maneira como devemos fazer os pedidos.

    ResponderExcluir