terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dicionário da Nova Era

Altruismo:

Ajudar o próximo, você pode fazer isso esperando um retorno, o retorno é a fonte de prazer, ou ainda você pode fazer isso sem esperar retorno, nesse caso, doar é a fonte de prazer.Note que pode haver retorno na segunda forma de altruismo, mas não há expectativas em relação ao retorno, pois você já ganhou o prazer.

Desapegar:

Entender que não possui, tudo é passageiro, a fila anda, não ficar preso ao passado e nem ao futuro, não lamentar a perda e estar aberto para novas possibilidades.

Príncipios morais:

Um princípio moral pode ser revelado pensando: O que devo fazer de forma que beneficie a mim e a sociedade?

Vendo a vida como um jogo:

Num jogo há competição, é necessário desenvolver habilidades, é dividido em graus de dificuldade, o participante que realiza o mais difícil é o mais valorizado. Sendo assim, um participante é movido a desafios. A Terra está cheia de desafios e portanto cheia de vida.

Paraíso:

Bom, para mim, qualquer paraíso deve estar cheio de vida, vendo a vida como um jogo, isso implica em criar desafios e participantes.

Instruir:

Você pode mimar uma pessoa, ou você pode deixá-la sozinha quando há maior dificuldade. Quanto mais mimada uma pessoa, mais difícil para ela crescer do ponto de vista de independência, porém se deixá-la sem suporte, ela pode se destruir. Por isso, é necessário dar um suporte em lacunas, deixando espaços vazios sem instrução para que a pessoa procure por si só a solução (equilíbrio).

Mudança:

Só adianta ensinar, para quem quer aprender, pois só vira pescador, aquele que quer aprender a pescar.

Artigos Relacionados ao Tema - Relacionamento Amoroso:

Amor
Quem define, limita
Produzir

Um comentário:

  1. adorei isso: "Você pode mimar uma pessoa, ou você pode deixá-la sozinha quando há maior dificuldade. Quanto mais mimada uma pessoa, mais difícil para ela crescer do ponto de vista de independência, porém se deixá-la sem suporte, ela pode se destruir. Por isso, é necessário dar um suporte em lacunas, deixando espaços vazios sem instrução para que a pessoa procure por si só a solução (equilíbrio)." Excelente post!

    ResponderExcluir