sábado, 13 de novembro de 2010

Efeito Borboleta



Existem duas hipóteses muito interessantes no meio acadêmico hoje em dia, a dos Universos Paralelos, nos quais podem existir universos parecidos e ligeiramente diferentes (apenas algumas condições se alteram, devido a dependência de probabilidade) e de que o Big Bang é cíclico, a questão é se o Big Bang é cíclico, quando o universo é regerado ele é gerado ligeiramente diferente ou idêntico ?

Bom o fato é que ambas as teorias implicam em uma infinidade de universos gerados, sendo assim, é possível que todas as probabilidades ocorram nessa infinidade.

Existe uma coisa chamado evento Borboleta, no qual o Universo Factual é criado distribuindo-se no espaço-tempo a partir de um evento, vamos supor que a velocidade em que os fatos são gerados seja linear, isso quer dizer que a Potência, relação entre Trabalho para gerar fatos dividido pelo tempo é constante. Dessa forma, quando uma decisão diferente é tomada em cada universo devido a probabilidade, uma reação linear em cadeia começa alterando o Universo Factual que contém o novo Universo Factual sendo criado dentro dele.

Nas duas figuras mostra-se 2 efeitos borboletas, note que antes do evento novo C, os dois universos Factuais mostrados eram idênticos. Avançando no tempo, vai chegar uma hora que os universos serão completamente distintos e não haverá mais fatos perecíveis coincidentes entre os universos. O ângulo de abertura do novo universo factual gerado, tem relação direta com a Potência de transformação.

Tipos de Fatos

Fato Perecível: uma ação humana no tempo.
Fato Persistente: um trajeto de estrada, um prédio num local, enfim cenário no qual ocorre o Fato Perecível.

Artigos Relacionados ao Tema - Natureza da Existência:

Conto: Tudo e Nada

Anatomia do Deja Vu
BBC Universos Paralelos Explicado
O que ainda não sabemos? Somos reais?
Hipótese: Outra vida após uma vida
Vida é só essa
Filosofia de Botequim
Investigando a Existência do Espírito
Desvendando Deus
Relacionamento Divino
O Livro Mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário