domingo, 7 de novembro de 2010

Perversão




Segundo Freud existe um modelo de psicopatologia na qual existem três correntes da vida mental, a neurótica, a perversa e a psicótica.

Vou tratar aqui sobre a corrente perversa.

Perversão, do latin, per vertio, por sua vez derivado de per vertere, que se remete à noção de "pôr de lado", ou "pôr-se à parte", considerada como desvio do bem em mal, corrupção.

Segundo Freud é um desvio no caminho do desenvolvimento sexual, tais como: pedofilia, necrofilia, masturbação, heterossexualismo separado de procriação, homossexualismo, sodomia, sadismo, masoquismo, exibicionismo, voyerismo, etc...

Em busca do prazer, a sexualidade humana escapa à ordem da natureza, agindo a serviço próprio.

Acredito que não podemos restringir a perversão apenas ao ambito sexual, sua definição é muito mais ampla, uma pessoa que casa por dinheiro por exemplo e tem filhos, pode ser considerada perversa ?

Ora, se ela põe de lado seus próprios sentimentos, definitivamente é uma perversão.

Uma pessoa que põe de lado os seus valores morais se tornando completamente corrupta também é pervertida.


A perversão está em toda parte, mas seria a perversão completamente ruim ?

Para analisarmos isso, precisamos fazer outra pergunta:

Como pode um relacionamento sobreviver durante um longo tempo sem ocorrer perversão ?

Será que um cavalheiro, educado e bondoso consegue sobreviver nesse mundo cão ? Ou será que é preciso uma pitada de perversão: querer satisfazer seus desejos colocando alguma coisa em segundo plano ?

O extremo desse caso é retratado no surgimento da dupla personalidade de uma pessoa, retratada em o Médico e o Monstro, o autor Stevenson retrata Dr. Jekyll, um dedicado medico que reunira em torno de seu nome, qualidades como as de cavalheirismo, educação e bondade, desenvolve uma formula que permite transformá-lo em Mr. Hyde, um ser frio e nefasto que age essencialmente por seus impulsos.

Eu acredito que a perversão deve ser o tempero das nossas vidas, mas apenas uma pequena pitada, pois em busca de satisfazer seus desejos a pessoa perversa pode se tornar fria e racional a ponto de por a parte todos seus valores morais e sentimentos.

Não seria uma perversão ir para uma balada apenas com o intuito de dar uns beijos ou/e ir depois para um motel, deixando de lado todo e qualquer sentimento que pode surgir ? O problema é quando isso se torna uma regra ao invés de uma exceção.

Fonte:
[1] Reflexão sobre Perversão
[2]Potencialidades da perversão:
Potencialidades
[3]Três correntes da vida mental:
Neurose, Perversão e Psicose em o homem dos lobos

Artigos Relacionados ao Tema - Psicologia:

Inconsciente Coletivo
Inconsciente Individual
Neurose
Psicose
Perversão

Um comentário:

  1. É, existe uma perversão natural do ser humano.
    Só acho que nós podemos manifestar isso em vários momentos ou negar isso, para evitar determinadas situações.
    Mas depende do que cada um considera como ser sujeito pervertido.
    Também acho que tem gente que é tão doente, que faz coisas que são piores do que perversões, como por exemplo, pedofilia, necrofilia, entre outras coisas que são bizarras de verdade.

    ResponderExcluir