domingo, 6 de fevereiro de 2011

Inconsciente Individual

Analisando a teoria de Freud, eu acho um absurdo dividir a personalidade em três instâncias, id, ego e superego.

Seria mais simples afirmar que, a satisfação do desejo (busca por prazer) é limitada pelo bom senso, pode se usar a imaginação, criatividade e razão para criar uma justificativa de um desejo não atendido.

Eu acho um absurdo afirmar que no inconsciente fica guardado material reprimido, se for assim, uma pessoa que compreende o conceito de desapego não tem inconsciente? :P que teoria mal fundamentada.

Vou dizer o que eu acho que é o inconsciente, eu fui escrever um post sobre um problema que um cupido teria que lidar e do nada, a primeira palavra que veio a minha mente foi um dilema, antes mesmo de eu ter concluido que o problema era um dilema, eu só li essa palavra uma vez na vida, que foi quando eu li sobre o Dilema do Prisioneiro, e o mais engraçado é que eu só me lembro do título: O Dilema do Prisioneiro e não do problema que o prisioneiro precisava enfrentar. Bom eu pensei: será que a palavra certa é Dilema mesmo? Procurei a palavra na wikipedia e era ela mesmo que eu precisava para o título.

Veja o que aconteceu:
1) eu tive uma idéia para retratar um problema que um cupido teria;
2) Eu escrevi o problema;
3) Eu tinha que dar um titulo para o problema, o título veio a minha mente e eu não lembrava da sua definição.
4) Eu aprendi a definição na wikipidia e me lembrei que a primeira vez que vi o título foi na frase: Dilema do prisioneiro, observação: eu não me lembro do que se trata o Dilema do prisioneiro, e faz uns 5 anos no mínimo que eu vi esse Dilema.

Todo mundo sabe que tem a teoria da memória seletiva, o que não for útil apagamos, mas e se não for assim, e se armazenamos tudo o que acontece, e esse armazenamento não necessariamente é no nosso cérebro, a quantidade de informações seria tão alta que enlouqueceriamos se tivessemos que lidar com ela conscientemente, o inconsciente individual é como um programa que realiza uma busca por analogia num vasto banco de dados e retorna o dado mais usado. Um belo exemplo disso é um usuário de computador fazendo uma pesquisa na Internet, o usuário seria o consciente e a engine e todas paginas mais vistas retornadas seria o inconsciente, a diferença é que uma busca de informação numa memória associativa.

O melhor exemplo de memória associativa que posso encontrar é se você for no banheiro e está sem vontade de urinar, você pensa numa torneira com água escorrendo e a vontade de urinar aparece. Uma busca por memória associativa é um dos grandes desafios dos desenvolvedores de inteligência artificial.

Referências:

Freud e o Inconsciente
Wikipedia: Sigmund Freud

Artigos Relacionados ao Tema - Psicologia:

a href= "http://sepadeunatelha.blogspot.com/2011/02/o-dilema-do-cupido.html">
Inconsciente Coletivo
Neurose
Psicose
Perversão

Nenhum comentário:

Postar um comentário