sábado, 19 de fevereiro de 2011

Simbolismo: Filme Highlander



Foto de Connor Macleod

Enredo do filme Highlander:

No filme, existem pessoas que nascem imortais, quando um imortal mata o outro, toma todo seu conhecimento e poder, o último imortal ganha o grande prêmio:

uma vida de mortal sabendo o que cada um sente e pensa, e pode influenciar pensamentos de pessoas.

Interpretação Simbólica: O Highlander, representa escocês, como também habitante do alto, o desejo de se tornar imortal é um dos maiores desejos egoístas de qualquer pessoa, se tornar eternamente jovem, (de preferência no paraíso). O imortal que briga com outro imortal simboliza os maiores egoístas que se desenvolvem continuamente em nossa sociedade, engolindo os egos menos desenvolvidos, isso significa compreender cada medo e passo que cada tipo de pessoa que se aproxima dele toma.

Os imortais que vão restando (grandes egoístas) vão se tornando cada vez mais fortes, e o último que restar, conseguirá compreender os egos de todos, sabendo o que pensam e sentem e assim influenciar os líderes da melhor ou pior forma possível.

A dualidade está presente entre os imortais também, tem o imortal do bem, ator:Christopher Lambert (personagem: Connor MacLeod) que com um ego inflado não deixa de ser altruísta, cativando mulher e amigos e tem o imortal do mal, ator:Clancy Brown (personagem: The Kurgan), com o ego inflado tipicamente solitário e agressivo, acha que não pode confiar em ninguém e por isso se desenvolve no ambiente mais hostil possível.

É fácil notar a diferença entre os mestres nesse filme, Juan Ramirez que ensina Connor MacLeod é super gente boa, figuraça, assistam o filme e confiram. Já os mestres de Kurgan, chamado Kurgans nunca ajudaram seus aprendizes.

Tem um ditado que diz que "o carvão sobre pressão se transforma em diamante", embora Connor não fosse tão solitário quanto Kurgan, ele era bastante introspectivo e refletia sobre suas experiências individuais e coletivas.

O prêmio:

Curiosamente, o imortal se torna no fim um mortal, com direito a ter filhos. O prêmio representa o direito a ter uma vida normal, que é o que todo mundo quer, sem ter sua liberdade restringida por fama ou poder.

Referência:
Wikipédia:Highlander

Artigos Relacionados ao Tema - Simbolismo:


Simbolismo: We The Robots - A Good Story
Simbolismo: We The Robots - Bob's Memoir
Simbolismo: O Pequeno Príncipe
Simbolismo: Anime Bleach
Simbolismo: Filme o Pássaro Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário