sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sustentabilidade da Evolução Humana




A espécie humana avançou muito após a revolução industrial em XVIII (a partir de 1700), se deu quase em paralelo com o Iluminismo (Século das Luzes, Esclarecimento), mas depois de 300 anos, olhe para nós mesmos como espécie, estamos realizando que temos o controle sobre o nosso próprio futuro e que temos o poder de construir aqui na Terra um local com muitos oportunidades para todos.

Com o desenvolvimento científico, principalmente entre guerras mundiais houve um aumento na expectativa de vida do ser humano, contudo esse aumento não foi acompanhado pelo devido controle de natalidade, o que ocasionou uma explosão populacional que aliada ao consumismo está refletindo na cadeia produtiva que extingue em processo acelerado os recursos do planeta Terra. Desenvolvemos a componentização com o intuito de produzir objetos de consumo, porém não investimos na descomponentização, consequentemente não há reaproveitamento de material num planeta em que os recursos são finitos.


Se não repensarmos a cadeia de produção, a espécie corre o grande risco de involuir para o estágio de agricultura de subsistência: um trabalho árduo, repetitivo que não estimula a nossa imaginação, uma das fontes de nosso prazer.

Ramos principais da ciência que ajudarão na sustentabilidade da evolução humana: Bioquímica, Engenharia Genética, Componentização Bottom-up

Bioquímica e Biodegrabilidade


Através da bioquímica podemos fazer materiais biodegradáveis que consequentemente podem ser usados em componentes biodegradáveis ou parcialmente biodegradáveis. Existe pesquisas para o desenvolvimento de produtos eletrônicos biodegradáveis ( procure na wikipedia: biodegradable electronics), todavia o objetivo desses produtos é serem usados dentro de organismos vivos, precisamos ser mais ambiciosos e cogitar que conseguiremos um dia substituir toda tecnologia mecânica e eletrônica por componentes biodegradáveis.

Recursos inorgânicos direcionados a máquinas coletivas

Nem tudo que a gente conseguiu desenvolver com tecnologia inorgânica vai conseguir ser substituido por produtos biodegradáveis, os recursos inorgânicos devem ser poupados para máquinas coletivas, tais como satélites, aviões, trens. Com muito esforço, precisaremos tentar criar motos, carros e caminhões com tecnologia biodegradável, pois são produzidos em grandes quantidades e tem vida útil menor.

Engenharia Genética

Podemos criar através de engenharia genética sistemas vivos, isso implica em desvendar funções produzidas a partir de código genético. Por exemplo: Criar uma lâmpada cujo interior seja preenchido por bactérias fluorescentes transgênicas, através de substâncias enviadas para elas, conseguiremos ligá-las ou desligá-las, assim nasce o conceito de tubulação de matéria orgânica.

Com a engenharia genética, poderemos programar bactérias para produzir substâncias, por exemplo, há pesquisas para se produzir petróleo artificialmente. Imagine uma bactéria que sobreviva ao chorume e extraia metais pesados dele.

Biomáquinas: Bioquimica mais Engenharia Genética

Definição: Máquinas que misturam de células orgânicas com compostos orgânicos
Exemplo: Link sobre um tipo de biomáquina criada

Biodiversidade, Computação Quântica e Engenharia Genética

Quanto mais seres vivos diferentes existirem no Planeta Terra, mais funções genéticas conseguiremos decifrar por comparação e assim tirar proveito delas, com o avanço da computação quântica, vai aumentar muito a capacidade de se fazer processamento em paralelo e com isso poderemos fazer programas que decifram em paralelo características de genes, o próprio processador baseado em DNA parece ser muito eficiente para esse tipo de problema. Depois de desvendar as funções, poderemos utilizar modelagem computacional para combiná-las.

Podemos criar, por exemplo, um carro vivo a base de DNA, inteligente, que fala com a gente, definindo se ele será estéril ou se ele se reproduz e evolui, o relacionamento com o carro seria semelhante ao relacionamento com um animal de estimação, surge um problema então como se desfazer de um ser senciente?
Podemos criar uma roda de carro que se regenera, seria um ser vivo acoplado ao carro, relacionamento de epifita.

Componentização Bottom-up

Um componente é uma unidade funcional, queima o farol do seu carro, você troca o farol inteiro, o farol é um componente, amassa o parachoque do carro, você compra um parachoque novo, o parachoque é um componente.

Existem dois estilos de programação de computadores, a bottom-up e a top-down. Na bottom-up, procura-se resolver problemas menores primeiro e a partir da solução de problemas menores solucionar um problema maior, cada problema menor torna-se um componente que pode se ligar a outro componente para trazer uma solução, é um processo de síntese, a estratégia top-down é basicamente olhar o problema como um todo e tentar resolvê-lo, analisando e decompondo-o.

A industria convencional utiliza uma estratégia de componentização top-down. Por exemplo, um farol não é facilmente desmontável para reaproveitar a lâmpada do farol que por sua vez não é desmontável para reaproveitar a liga metálica que produz luz ao se passar corrente elétrica. Numa estratégia bottom-up, além de ser tudo facilmente desmontável, a liga tem que poder ser reutilizada em outro produto de forma infinita, assim como o vidro da lâmpada poder ser refundido de forma infinita.

Se a indústria desenvolve-se os componentes numa estratégia bottom-up, cada parte do componente seria desmontável ou reutilizável, assim, poderiamos atingir a meta de reciclar 100% dos produtos, mas isso é só o primeiro passo.

É necessário reformar a cadeia produtiva inorgânica que é partir da matéria prima construir o produto novo, para ser a partir de produtos velhos construir os produtos novos. O grande problema é inserir esse conceito em uma Economia Capitalista, na qual o processamento da jazida ao produto final sai mais barato.

Prazo

O prazo é limitado pelo tempo para acabar a última jazida mineral

As jazidas de um dos minerais que serve de combustível mais abundante (carvão mineral) vai durar 417 anos aproximadamente.

Isso quer dizer que temos menos de 417 anos para definir um rumo evolucionário que Reduza, Recicle, Reutilize (RRR) totalmente os recursos minerais ou/e substituindo produtos inorgânicos por orgânicos ou/e vivos.

Muitos de vocês estão pensando: eu não vou viver 417 anos, para que se preocupar com o futuro da espécie?

O ser humano tem o costume de mudar somente em situações críticas, mas e se for tarde quando decidirmos mudar? Demora para desenvolver conhecimento, mesmo nos dias modernos.

Você pode argumentar, dizendo que não vai estar vivo quando a fartura acabar, meu contra argumento, uma pessoa pode dizer:

"Um dia eu não existia, um dia eu não sabia falar, um dia eu aprendi a falar e pude me reconhecer como ser humano, possuidor de uma individualidade, aprendi a dizer eu. Se isso aconteceu uma vez, por que não pode acontecer de novo, depois que eu estiver morto?"

Essa possibilidade já é o suficiente para sairmos da ''sand box'' (caixa de areia) e pensar em como criar a sustentabilidade da evolução humana.

O Futuro da Sustentabilidade da Evolução Humana

Segundo Stephen Rawking, a solução para sustentar a evolução humana é colonizar o espaço, precisaremos desenvolver tecnologias inimagináveis atualmente para conseguir isso, tais como: viajar mais rápido do que a velocidade da luz, como se defender de microoganismos alienígenas. Precisaremos de tempo para desenvolver isso.

Isso será inevitável quando o nosso sol estiver prestes a morrer, ou quando um Asteróide gigante poder cair na Terra nos matando, mesmo assim em qualquer planeta similar a Terra teremos que maximizar a sua utilização, não podemos fugir desse problema.

[TED pt_BR] Stephen Hawking: Grandes questões sobre o Universo (parte 2/2)


A menina que calou o mundo por 5 minutos


Referências:

http://en.wikipedia.org/wiki/Top-down_and_bottom-up_design
http://en.wikipedia.org/wiki/Software_componentry
http://en.wikipedia.org/wiki/Biodegradable_electronics
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodegradabilidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelagem_computacional
http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_gen%C3%A9tica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador_qu%C3%A2ntico
http://www.worldometers.info/
http://www.baixaki.com.br/tecnologia/2678-computadores-de-dna.htm
http://www.newscientist.com/article/dn12603-muscular-films-promise-bodyparts-and-biomachines.html
http://impulsar.bligoo.com/content/view/62530/Nace-el-Petroleo-artificial.html

Artigos relacionados ao Tema - Arte, Vida e o Futuro da Humanidade:

Liberdade
Maestria
Reforma Social
Equilibrio entre atividades
Confissão Ecológica
Nova Era
Sistema Ecônomico Reativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário