sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sistema Econômico Reativo

É muito perigoso o capitalismo especulativo atual em que nos encontramos. Vender, revender dívidas que só aumentam devido a juros é uma coisa insana e o pior é que quem compra as dívidas vai querer receber um dia com data marcada e de repente descobre que não tem como ele receber, e que consequentemente não tem como pagar suas contas e assim, países afundam e num mundo globalizado, o mundo afunda.

Produtos que podem ser 100% desmontados para montar novos produtos é a chave para criar um Capitalismo que não entra em crise, como caminha a ciência nesse ramo de pesquisa, hein? Acho que está lento, hein.

A proposta de criar uma economia na qual os produtos podem ser desmontados e totalmente reaproveitados para criar versões mais evoluídas dos produtos, criando um novo mercado consumidor é muito interessante, principalmente, porque a reciclagem geraria muitos empregos, o que significa mais pessoas consumindo, obviamente com o tempo, aprenderemos a fazer máquinas que desmontam objetos.

Como reunir e organizar objetos velhos para que sejam desmontados em uma linha serial de desmonte? Acredito que a resposta seja o Recall, os produtos são criados com idade marcada para serem reciclados.

Vai ser possível criar casas desmontáveis e carros desmontáveis para reciclagem?

Se nós estabelecermos isso como objetivo, e for um dos nossos desejos mais profundos, certamente conseguiremos, a idéia principal aqui é pensar em tudo sendo construido em forma de lego, se não for desmontável, que seja biodegradável.

Com relação ao carro e a casa que podem ser decompostos, é muito interessante o conceito de um órgão gestor de casas e carros, que os desmontam conforme o interesse da sociedade, sob esse ponto de vista, a pessoa pagaria aluguel de carro e aluguel de casa, com preços diferenciados.

A idéia de um órgão gestor desses bens de grande valor, é uma das bases do sistema reativo. A partir do momento que a família passar a ter um tamanho mais ou menos padronizado de pessoas (4 pessoas geralmente), o órgão gestor vai construir imóveis com o tamanho ideal para ter um consumo equilibrado entre as pessoas, pois é um absurdo para a economia uma pessoa deixar de consumir, porque não tem espaço em sua residência.

Para finalizar, Einstein citou:

“Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua habilidade de escalar uma árvore, ele viverá sua vida inteira acreditando que é estúpido.”
— Albert Einstein

Bom, imagine um sistema reativo, que ajuda os peixes a nadarem no rio, podemos criar uma sociedade orientada a genialidade, o sistema se adequa ao talentos das pessoas, pessoas criando sempre coisas novas, gerando sempre um novo mercado consumidor, isso acelerará a evolução e tudo se tornará mais dinâmico.

Para isso precisaremos remodelar todo sistema educacional.

Post relacionado:


Artigos relacionados ao Tema - Arte, Vida e o Futuro da Humanidade:

Educação do Futuro
Maestria
Reforma Social
Equilibrio entre atividades
Confissão Ecológica
Sustentabilidade da Evolução Humana
Nova Era

Nenhum comentário:

Postar um comentário