terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ciclo da Economia Capitalista

Olá galera, antigamente o que causava crise nas nações era falta de alimentos, assim, se expandia para adquirir mais terra e plantar mais, as pessoas botavam suas esperanças nas guerras, botavam a culpa de seus problemas nos outros povos, os chamando de infiéis(se vc tem outra religião anda com o capeta), inferiores(delirio de grandeza do povo achando que sua cultura, costume e genética é superior) e por último chamando o outro povo de explorador, mesmo que ele não esteja explorando, apenas cumprindo um papel comercial, por exemplo, se um povo se torna muito dependente de outro povo, de quem é a culpa? Acredito que seja daquele que se deixou tornar tão dependente.

O ciclo retratado abaixo, tem se repetido, não só desde que se inventou a moeda, as primeiras "moedas" inventadas foram comida e território, isso quer dizer que por debaixo desse ciclo, se encontra o ciclo de equilíbrio da natureza entre espécies, a diferença é que o ser humano, em desespero, define com sua cabeça inimigos, que são grupos diferentes dele mesmo.

Esse foi um dos motivos, que deu origem a frase: "O homem é o lobo do homem".

Pela primeira vez, na história da humanidade, vivemos num mundo Globalizado interdependente, pela primeira vez, temos maturidade para sair de crises, sem recorrer a guerras, para cortarmos esse ciclo, basta apenas não culparmos o próximo, pelos nossos próprios erros.

sábado, 27 de agosto de 2011

Simbolismo: We The Robots - Bob's Memoir

Quadrinhos We The Robots: Memórias de Bob

Quadrinho 1

Bob: Por que você quer uma vida monótona como a minha, Superbot?
Superbot: Você não sabe como você é sortudo, Bob.

Quadrinho 2

Superbot: Minha vida pode parecer glamourosa, mas não é nada, mas o caos, medo e raiva. Por milhares de anos, os robôs lutaram e sofreram para construir a sociedade confortável que você gosta.

Quadrinho 3

Superbot: Você pode ficar entediado, às vezes, mas você viver em paz e segurança. Você é a inveja do mundo!

Quadrinho 4

Bob: Deus. Você está certo, Superbot.

Quadrinho 5

Superbot: Agora volte para sua família amorosa e nunca tome eles por certo outra vez!

Bob: Eu vou!

Quadrinho 6

Bob: Eu amo você, Jane.
Jane: O que diabos está errado com você? Pare de me agarrar!

Interpretação Simbólica:

As pessoas no topo da sociedade, as mais bem preparadas, enfrentam um ambiente super competitivo e pouco amistoso, na qual os verdadeiros amigos são poucos, muitos se aproximam por interesse.

Os superbots se esforçam para criar uma sociedade segura e pacífica, contudo, por outro lado, isso causa um problema, pensando no superbot como um pastor e no Bob como uma ovelha, a posição de Bob é cômoda, sempre guiado pelo pastor, não tem motivos para querer se desenvolver.

Quem vocês acham que é mais evoluído: o animal selvagem ou o animal doméstico?

Artigos Relacionados ao Tema - Simbolismo:


Simbolismo: We The Robots - A Good Story
Simbolismo: O Pequeno Príncipe
Simbolismo: Anime Bleach
Simbolismo: Filme o Pássaro Azul
Simbolismo: Filme Highlander

Simbolismo: We The Robots - A Good Story

Quadrinho We The Robots: Uma boa estória

Quadrinho 1

Bem-vindo ao curso prolongado em escrita criativa. Meu nome é Lance.

Quadrinho 2

Uma boa história deve ter sempre um começo, um meio e um fim.

Quadrinho 3

O fim de sua história é a parte mais importante. É onde você revela a verdade escondida e o significado que vem construindo ao longo do tempo.

Quadrinho 4

O importante é que todas as histórias terminam com um clímax surpreendente ou bem-humorado.

Interpretação Simbólica:

A origem da humanidade e sua evolução é uma das estórias com o significado mais oculto que existe, devido as diversas correntes religiosas existentes no mundo. Afinal, o que é mentira e o que é verdade?

Bom, Deus definitivamente deve ter planejado um final surpreendente e bem humorado, nesse cenário com pastores, ovelhas brancas e ovelhas negras, kkkk.

O fim é representado pelo esgotamento de recursos de um planeta ou até mesmo do universo.

Meu lado Spoiler:

Mas lembrem-se: o fim é apenas o começo (final surpreendente e bem humorado).

Artigos Relacionados ao Tema - Simbolismo:


Simbolismo: We The Robots - Bob's Memoir
Simbolismo: O Pequeno Príncipe
Simbolismo: Anime Bleach
Simbolismo: Filme o Pássaro Azul
Simbolismo: Filme Highlander

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sistema Econômico Reativo

É muito perigoso o capitalismo especulativo atual em que nos encontramos. Vender, revender dívidas que só aumentam devido a juros é uma coisa insana e o pior é que quem compra as dívidas vai querer receber um dia com data marcada e de repente descobre que não tem como ele receber, e que consequentemente não tem como pagar suas contas e assim, países afundam e num mundo globalizado, o mundo afunda.

Produtos que podem ser 100% desmontados para montar novos produtos é a chave para criar um Capitalismo que não entra em crise, como caminha a ciência nesse ramo de pesquisa, hein? Acho que está lento, hein.

A proposta de criar uma economia na qual os produtos podem ser desmontados e totalmente reaproveitados para criar versões mais evoluídas dos produtos, criando um novo mercado consumidor é muito interessante, principalmente, porque a reciclagem geraria muitos empregos, o que significa mais pessoas consumindo, obviamente com o tempo, aprenderemos a fazer máquinas que desmontam objetos.

Como reunir e organizar objetos velhos para que sejam desmontados em uma linha serial de desmonte? Acredito que a resposta seja o Recall, os produtos são criados com idade marcada para serem reciclados.

Vai ser possível criar casas desmontáveis e carros desmontáveis para reciclagem?

Se nós estabelecermos isso como objetivo, e for um dos nossos desejos mais profundos, certamente conseguiremos, a idéia principal aqui é pensar em tudo sendo construido em forma de lego, se não for desmontável, que seja biodegradável.

Com relação ao carro e a casa que podem ser decompostos, é muito interessante o conceito de um órgão gestor de casas e carros, que os desmontam conforme o interesse da sociedade, sob esse ponto de vista, a pessoa pagaria aluguel de carro e aluguel de casa, com preços diferenciados.

A idéia de um órgão gestor desses bens de grande valor, é uma das bases do sistema reativo. A partir do momento que a família passar a ter um tamanho mais ou menos padronizado de pessoas (4 pessoas geralmente), o órgão gestor vai construir imóveis com o tamanho ideal para ter um consumo equilibrado entre as pessoas, pois é um absurdo para a economia uma pessoa deixar de consumir, porque não tem espaço em sua residência.

Para finalizar, Einstein citou:

“Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua habilidade de escalar uma árvore, ele viverá sua vida inteira acreditando que é estúpido.”
— Albert Einstein

Bom, imagine um sistema reativo, que ajuda os peixes a nadarem no rio, podemos criar uma sociedade orientada a genialidade, o sistema se adequa ao talentos das pessoas, pessoas criando sempre coisas novas, gerando sempre um novo mercado consumidor, isso acelerará a evolução e tudo se tornará mais dinâmico.

Para isso precisaremos remodelar todo sistema educacional.

Post relacionado:


Artigos relacionados ao Tema - Arte, Vida e o Futuro da Humanidade:

Educação do Futuro
Maestria
Reforma Social
Equilibrio entre atividades
Confissão Ecológica
Sustentabilidade da Evolução Humana
Nova Era

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Réplica do Dilema do Cupido

Ouvi dizer que o homem e a mulher são dois pólos opostos que se completam, estamos numa época da globalização em que as pessoas estão treinando para serem independentes, nômades ou semi-nômades, logo o que antes era um pólo tende a virar dois pólos em um mesmo indivíduo.

Isso não quer dizer que a mulher está perdendo sua feminilidade ou que o homem esteja perdendo sua masculinidade.

O homem ainda é simbolo da razão e a mulher ainda é símbolo do coração, todavia, os homens passaram a fazer mais atividades multitarefas e as mulheres passaram a fazer atividades mais focadas, isso diminuiu a distância entre os dois sexos, possibilitando maior diversidade de assunto entre ambos, agora é tempo do homem compreender a mente da mulher e da mulher compreender a mente do homem e juntos vencerem os desafios da vida.

Vale a pena lembrar que paixões secam, mas objetivos frutificam e um casal pode ter muitos objetivos em comum.

Artigos Relacionados ao Tema - Relacionamento Familiar:

O Dilema do Cupido
Livro O Monge e o Executivo
Grandes Mitos da Humanidade

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Livro O Monge e o Executivo

Simeão diz: o importante é o crescimento espiritual e psicológico.

Acredito que isso envolve ajudar a você mesmo e ao próximo evoluir.

Na família as mães dão tudo para os filhos, para mantê-los perto, enquanto o pai e o guia para a independência dos filhos, em parte, porque o marido perdeu a atenção da esposa, ao mesmo tempo que o marido não tem mais a atenção de sua própria mãe bem de perto, o marido se sente solitário. Bom isso era assim, estamos em tempos modernos e existem pais e mães que são justos, cada um deles dá suporte para a independência dos filhos e os cativam ao mesmo tempo. No mundo existem empresas que são pai, existem empresas que são mãe dos funcionários, e existem empresas que são justas, as empresas justas estão a frente do seu tempo.

Bom o livro traz muitos conceitos interessantes sobre liderança no mundo moderno, através de 4 pontos de vista diferentes, é uma excelente leitura, eu recomendo.

Artigos Relacionados ao Tema - Relacionamento Familiar:

O Dilema do Cupido
Réplica do Dilema do Cupido
Grandes Mitos da Humanidade