segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Anatomia do Déjà vu




Definição de Déjà vu na Wikipedia:

"Tem-se a sensação esquisita de estar revivendo alguma experiência passada, sabendo que é materialmente impossível que ela tenha algum dia ocorrido."

Olá pessoal, essa semana mesmo eu li sobre Big Bang, matéria escura, escrevi o post Big Bang Alternativo, e não é que aconteceu um dejà vú essa semana, foi então que tudo se conectou no meu cérebro.

Um dia imaginaram que a Terra era plana e infinita e descobriram que ela era redonda, uma esfera!

Vocês já pararam para pensar que o espaço do universo, pode ser uma esfera e que a explosão do Big Bang ainda não atingiu a casca da esfera?

Os cientistas dizem que a matéria escura é o que está levando o universo a se expandir aceleradamente, mas se o úniverso for uma esfera o que acontecerá quando a expansão atingir a borda ? o universo vai se curvar sobre si mesmo, e a matéria escura continuará se expandindo, comprimindo toda matéria não escura em um ponto singular e então um dia, a energia da fusão da matéria nesse ponto singular será enorme, afetando a estrutura da matéria escura, causando uma explosão, fragmentando e encolhendo a matéria escura e o ciclo se reinicia.

Você já parou para pensar que antes de existir o vácuo é necessário haver o espaço no qual o vácuo vai existir ? Ao meu ver existe a possibilidade do espaço do nosso universo ser limitado e a singularidade do Big Bang ser uma esfera é um reflexo do espaço total ser uma esfera, pois toda matéria escura se fundiria numa grande matéria escura só contraindo toda massa normal para o centro da esfera.

Nessa hipótese o Big Bang já aconteceu infinitas vezes a tempos atrás e acontecerá infinitas vezes a tempos a frente.

Agora imagine que você tem infinitos vazos Ming e que você vai jogar infinitas vezes ele no chão, ora, já que você joga infinitas vezes, existe a probabilidade de surgir um fragmento idêntico em duas jogadas sucessivas, e já q se trata de infinito, existe a probabilidade de mais de um fragmento idêntico aparecer em duas jogadas sucessivas, e por fim, existe possibilidade de todos os fragmentos se fragmentarem praticamente identicamente em duas ou mais jogadas sucessivas.

Imagine que o Big Bang seja no fundo fragmentos no espaço se chocando entre si, imagine o vaso ming de novo, você pega todos os fragmentos, eleva eles e joga de novo no chão e faz isso com outro vaso ming, vai surgir novos fragmentos idênticos entre os dois vasos mings sucessivos.

E pode acontecer de dois pedaços diferentes entre os vasos, que tinham a mesma área, depois de 10 jogadas sucessivas no chão de cada vaso, originaram fragmentos idênticos.

Se você imaginar que os fragmentos se partindo formam uma árvore cheia de ramos que vão se partindo, vai perceber que alguns galhos entre duas árvores sucessivas são idênticos.

O efeito borboleta clássico diz q uma pequena alteração no passado causa uma enorme alteração no futuro, eu proponho um efeito borboleta moderno no qual algumas consequências a frente podem ser idênticas entre dois sistemas ligeiramente alterados em um momento temporal.

Agora imagine, que a sua consciência sobrevive de alguma maneira entre os big bangs e que você só percebe o tempo que passou enquanto está vivo, pois depois de morto, o tempo fica parado para sua consciência,e que o big bang anterior mais próximo é o que te trás mais recordações. Logo, somente entre universos sucessivos com "fragmentos idênticos" é que é percebido o Déjà vu.

Note que o conceito de vida eterna dessa forma é viver a mesma vida de forma ligeiramente diferente entre big bangs semelhantes. Digo a mesma vida, pois os seus genes e menes de certa forma definem quem você é.

Fontes:
[1] http://minestroneabolognesa.blogspot.com/2008/11/tempo-esfrico.html
[2] http://www.on.br/certificados/ens_dist_2008/site/conteudo/modulo10/1-novas_teorias/outras-teorias.html

Artigos Relacionados ao Tema - Natureza da Existência:

Conto: Tudo e Nada

Efeito Borboleta
BBC Universos Paralelos Explicado
O que ainda não sabemos? Somos reais?
Hipótese: Outra vida após uma vida
Vida é só essa
Filosofia de Botequim
Investigando a Existência do Espírito
Desvendando Deus
Relacionamento Divino
O Livro Mestre

3 comentários:

  1. Carlos, sempre tenho essa sensação de déjà vu sabia?
    As vezes é bom, outras vezes nem tanto.
    Vc como sempre indo além nos seus textos.
    Gostei!

    ResponderExcluir
  2. No caso, o Big Bang seria ampliado para um sentido maior, aconteceria de um universo para outro, e o Déjà vu aconteceria sobre o mesmo entre, em vidas diferentes vividas em universos distintos, gerados pelos Big Bangs, que criariam os fragmentos idênticos ?

    ResponderExcluir