quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Segredo Em Quatro Palavras

NO PAIN, NO GAIN

Referência:

Wikipedia: No Pain, No Gain

SEM DOR, SEM GANHO

Essa frase é usada no ambiente de musculação, vamos analisá-la, quando ocorre dor na musculação?

Quando o músculo supera seus limites, machuca-se as fibras musculares, sua reparação é acompanhada de readaptação tornando-as mais resistentes.

No dia a dia, quando pensamos, podemos limitar o nosso cérebro, limitar o cérebro basicamente é deixá-lo viciado nos mesmos padrões, também conhecida como Zona de Conforto.

A confusão mental gerada tentando fazer uma nova representação interna de um paradigma antigo ou de um paradigma novo pode gerar desconforto (sofrimento), mas num mundo constantemente em mudança, readaptar o cérebro criando novas conexões neuronais é extremamente necessário.

As pessoas mudam, o local que você mora muda, o local que você trabalha muda, as exigências do mercado mudam, seus clientes mudam, seu carro muda, seus chefes mudam, seu corpo muda, sua/seu companheira(o) muda, seus filhos mudam, seus amigos mudam e se você não mudar, o seu mundo vai ficando cada vez mais pequeno e sem graça. Por isso, não tenha medo do sofrimento de cativar velhos e novos amigos, de adquirir novos conhecimentos, desenvolver novas habilidades e da jornada de maestria.

Lembre-se do que a raposa disse para o Pequeno Príncipe: você me cativou, você é eternamente responsável pelo que cativas.

Como você vai conseguir ser eternamente responsável pelo que cativas se tem medo de sofrer?

Artigos Relacionados ao Tema – Percepção da Realidade:

Acreditar e Perceber
Mundo Invertido
Vício e Virtude
Comportamento Ideal

3 comentários:

  1. Apesar de concordar com você que devemos sair da zona de conforto e estarmos dispostos a novos desafios, gostaria de destacar um pequeno erro cometido por você.

    Até onde eu sei, a dor muscular não ocorre pela criação de novas fibras musculares e sim pela recuperação das fibras musculares já existentes, num pequeno processo inflamatório.

    Olha só:
    1) http://www.academiafisioestetic.com.br/index.php?base_principal=php/dicas.php&id_busca=20
    2) http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoarterepa2.htm (leia lá em baixo, falando do músculo)

    "O músculo, constituído por células permanentes, praticamente não se regenera; possui um mecanismo de reparação baseado não na proliferação celular, mas em fenômenos adaptativos que incluem a participação de outras células e a alteração de forma destas"

    Take care.

    ResponderExcluir
  2. Uma dica: quando for colocar links nos textos do seu blog, coloque-os na forma de um "hyperlink" porque daí seu blog fica mais navegável e ganha mais relevância segundo o algoritmo do Google.

    []s

    ResponderExcluir
  3. muito bom, e ainda citou O pequeno princípe?!
    adorei!!
    não tem como ser feliz sem se machucar de vez em quando. :)

    ResponderExcluir