segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Simbolismo: Anime Bleach



Ilustração: Kurosaki Ichigo, meio Hollow, meio Shinigami


Enredo:

Bleach (em japonês: Burīchi) é uma série de mangá criada por Tite Kubo, lançada no Japão, tem como protagonista principal Ichigo Kurosaki. Ele é um garoto de 15 anos, estudante, cabelo Laranja, que tem uma estranha capacidade de ver, tocar e falar com espíritos de pessoas mortas. Logo que a shinigami (Deusa da Morte, na versão brasileira foi traduzido para Ceifeira de Almas), Rukia Kuchiki toma conhecimento dos poderes de Ichigo vai atrás dele para investigar, e acaba em uma luta com um Hollow(fantasmas estranhos e malignos) que foi atraído pelo forte poder espiritual de Ichigo, antes de ser derrotada pela criatura, Rukia passa seus poderes a Ichigo, o qual se torna um shinigami, e após derrotar o Hollow ingressa em uma jornada para proteger os humanos e os espíritos da ameaça dos Hollows.

Shinigamis são encarregados de despachar os espíritos que ainda estão presos no mundo dos vivos.

Interpretação Simbólica:

Os Hollows se desenvolvem devorando almas, inclusive de próprios Hollows e para isso lutam. O maior desejo do Hollow é ganhar poder tornando-se muito forte.

Os Shinigamis são guerreiros com código de lealdade, honra e coragem. Quando Kurosaki Ichigo perde seus poderes, passa por um treinamento na qual é jogado imobilizado dentro de um poço totalmente sozinho.

Sua força brota do interior, dá sua vontade de lutar novamente e nessa situação de total impotência, renasce mais forte do que tudo sua sede por poder e é assim que sua alma se fragmenta entre o guerreiro do bem, que quer ser forte para cuidar dos outros e o guerreiro do mal, que quer ser forte para satisfazer seu desejo de onipotência, com o intuito de cuidar somente de si próprio jamais cedendo para ninguém.

O guerreiro do bem é o humilde, aceita ajuda externa e ajuda os outros, o guerreiro do mal é o orgulhoso, não aceita ajuda externa, não aceita ser contrariado.

Querer quebrar a cabeça para resolver um problema por si próprio é uma virtude, afinal, é na necessidade que crescemos mais, porém existem catalisadores de desenvolvimento, e isso pode vir através de uma ajuda externa. Já que todos tem dons, ajudando os outros, você ajuda que eles desenvolvam seus dons e consequentemente isso pode se refletir na sua própria vida. E é assim que se faz a união entre o guerreiro do bem e o guerreiro do mal.

Artigos Relacionados ao Tema - Simbolismo:


Simbolismo: We The Robots - A Good Story
Simbolismo: We The Robots - Bob's Memoir
Simbolismo: O Pequeno Príncipe
Simbolismo: Filme o Pássaro Azul
Simbolismo: Filme Highlander

Um comentário: